Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)
It’s time! UFC 5
É verdade que o Brasil não vive um de seus melhores momentos no MMA mundial, principalmente na maior franquia de lutas do mundo o UFC, mas o novo UFC 5 da EA está entre nós e promete agradar os fãs de MMA e jogadores de jogos de esportes.
O game que chega aos consoles Xbox Series X|S com gráficos impecáveis e a tradicional jogabilidade que apesar de exigir um pouco dos jogadores oferece muito mais realismo, mais uma vez aposta em uma formula própria que deu muito certo no passado.
No novo UFC 5 temos novamente os astros e estrelas do UFC, com lutadores oficiais em atividade e outras lendas da modalidade que já penduram as luvas, além é claro da possibilidade de você criar o seu lutador e iniciar sua carreira no MMA.
Modos de jogo
Os modos de jogo do novo UFC 5 são:
- CONTRATO DE LUTA: que oferece uma espécie de desafios diários;
- LUTAR AGORA: como nome sugere é um modo livre para jogar principalmente de forma local contra outros jogadores;
- CARREIRA: no qual você cria um lutador e vai evoluindo até se tornar um campeão do UFC;
- ONLINE: para enfrentar outros jogadores.
Existe ainda a LOJA para que oferece conteúdos adicionais no game como novos acessórios e roupas para o seu personagem.
Gráficos
Novamente o game da EA apresenta visuais impecáveis, com um nível de detalhamento único que já é característico da série.
Cada detalhe do visual chama atenção, da modelagem dos lutadores e árbitros, além de textura dos equipamentos e arenas vivas com toda a atmosfera de um evento real do UFC.
Nos replays temos novamente um show à parte, tendo até mesmo em alguns casos momentos nos quais as imagens podem ser fortes para os mais sensíveis.
Realmente em jogos de esportes a engine da EA manda muito bem, e novamente temos um jogo visualmente muito avançado e bem otimizado.
Jogabilidade
Para quem nunca jogou os jogos da série UFC, fica um aviso, não basta sair apertando botões como se não houvesse amanhã. Aqui você vai precisar entender a dinâmica do jogo para conseguir vencer.
Poucos games utilizam de uma maneira tão inteligente todos os botões do controle, mas UFC 5 é um deles, por isso, é importante utilizar as sessões de treinamento e não abrir mão dos tutoriais.
Além de exigir alguma perícia até você pegar o jeito de defender as quedas e finalizações principalmente, você também vai precisar entender como cada lutador e estilo funciona.
Alguns atletas são melhores na luta em pé, com socos, chutes, joelhadas e afins, enquanto outros lutadores vão beneficiar quem prefere a luta agarrada e finalizações.
Então, antes de criar seu personagem, talvez seja interessante fazer algumas lutas no modo livre testando lutadores de variados estilos, isso também vai te ajudar a definir a categoria de seu lutador.
Ainda sobre a criação de personagens, vamos destacar os tipos de atletas:
- Jiu Jitsu: bom para luta agarrada, quedas e luta de chão, porém ruim na “trocação”;
- Wrestler: bom em quedas e defesas de quedas e com vigor aprimorado;
- MMA: tenta misturar cada disciplina, mas se destaca por vigor acima da média;
- Pugilista: ideal para luta em pé, socos mais precisos e maior chance de knock-out (fraco em luta de chão);
- Kickboxer: socos, chutes, joelhadas, tipo de atleta ideal para amassar os adversários na luta em pé. No chão, tende a ter dificuldades.
Desempenho
O jogo é muito bem otimizado e entrega um desempenho bem estável mesmo no Xbox Series S. Aliás, o UFC 4 com FPS Boost também é muito interessante nos consoles Xbox, e no que diz respeito a performance, tudo segue muito bem em UFC 5.
O único problema observado durante os testes foi que por vezes a câmera ficou perdida quando a luta ia para o chão, mas assim que houve uma passagem de guarda, ou quando o lutador levantou, tudo voltou ao normal.
No mais, o game tem um desempenho excelente com taxa de quadros adequada, muitas partículas e um visual de primeira.
Novo jogo, velho modo carreira
A impressão que dá ao jogar UFC 5 é que o game não levou em conta jogadores que já jogaram o UFC 4, afinal, o modo carreira segue basicamente o mesmo roteiro do título anterior.
Você inicia sua jornada em lutas amadoras, basicamente clandestinas, e ao chamar atenção de um olheiro do UFC, tem a oportunidade de buscar a chance de disputar um evento profissional.
É bem verdade que essa parte da carreira não é a mais atraente, e acaba servindo apenas como tutorial, mas teria sido interessante alguma novidade considerando os veteranos da franquia.
Mais do mesmo, mas ainda muito bom
UFC 5 não inova, não arrisca e não muda o que a série apresentou até aqui, e apenas fãs da série de lutas tendem a ver isso como um “problema”, afinal, o jogo continua excelente.
Novamente precisamos ressaltar que, é importante utilizar os tutoriais para aprender o básico do game, pois depois, tudo fica mais interessante.
UFC tem uma jogabilidade única para jogos de luta, na qual você precisa pensar os ataques, a posição do seu personagem, ficar de olho no vigor, no status de cada parte do corpo, enfim, é complexo na medida certa.
Como mencionado, o modo carreira não inova, mas sem dúvida quem nunca jogou UFC vai se divertir levando seu lutador das lutas amadoras até os eventos principais do UFC.
O game é ainda uma excelente alternativa para aquele X1 local com amigos, tendo ainda um modo online bem desafiador.
UFC 5 é um jogo muito competente, pouco inovador, mas muito divertido e bonito. É verdade que UFC 4 com FPS Boost também era muito bonito, e de certa forma, a EA não tinha muito o que melhorar nos gráficos desse game que é um dos jogos de esportes com melhores gráficos.
Vale lembrar que assinantes do Xbox Game Pass Ultimate ou EA Play, podem experimentar o game sem custo. Então, se é o seu caso, simplesmente calce as luvas e bora “sair na mão”.
Pontos positivos:
- Gráficos excelentes;
- Ótimo desempenho;
- Jogabilidade particular e única;
- Desafio na medida certa.
Pontos negativos:
- Muito parecido com UFC 4;
- Modo carreira com poucas novidades;
- Pode ser um pouco difícil e frustrante no começo.