Diferentes rumores sobre o possível PS5 Pro têm saído ultimamente. O mais novo deles, vindo do jornalista Jeff Grubb, diz que o próximo console da Sony deve ter seu próprio método de upscaling de imagem, como o FSR que o PS5 já usa.
“A grande coisa aqui, o grande recurso que esse sistema suportará é a solução tipo DLSS da Sony, onde eles usam machine learning próprio para melhorar imagens para rodar coisas em resoluções e frame rate realmente altos, e eles incluiriam seu próprio hardware do PS5 Pro pra fazer isso”, comenta.
Ele acrescenta que o console pode ter duas vezes mais hardware voltado para ray tracing e que conseguirá fazer mais do que ray tracing melhorado.
“Aí é onde entra o hardware para aceleração de ray tracing duas vezes melhor, mas eles poderiam ser capazes de fazer ainda mais do que só hardware melhor para ray tracing. Então, é, isso provavelmente está acontecendo”, acrescenta Grubb.
O jornalista diz ainda que ele tem “quase certeza” de que as informações sejam reais baseado no que ele tem ouvido, e também no que os outros insiders da indústria têm dito. Ele acredita que o PS5 Pro chega em setembro de 2024.
Supostas especificações do PS5 Pro
O rumor anterior apontava para detalhes técnicos do próximo console da Sony. Segundo as informações, a arquitetura de CPU Zen2 deve ser mantida, fabricada em 4 nanômetros da TSMC. A frequência máxima do CPU seria de 4,4 GHz.
Além disso, o PS5 Pro pode contar com 64 KB de cache L1, 512 KB de cache L2 e 8 MB de cache L3 compartilhado por núcleo.
A maior novidade nas configuraçoes ficaria para a implementação dos gráficos RDNA 3, atual arquitetura gráfica da AMD, mas com melhorias no ray tracing “emprestadas” da RDNA 4 e tecnologias que reduzem o consumo de dados sem impactar na qualidade gráfica.
As especificações esperadas incluem 3.584 shaders (entre 56 e 60 unidades computacionais), 224 TMUs (Texture Mapping Units) e 96 ROPs (Render Output Units), com uma frequência de 2.0 GHz. Ou seja, desempenho teórico entre a RX 7700 XT e RX 7800 XT.
Além disso, o PS5 Pro deve ter ainda 16 GB de memória GDDR6, com banda de 576 GB/s e um desempenho que chega a 28,67 TFLOPs. Outra característica possível é a adição do chip de IA XDNA 2, também da AMD, que seria responsável pelo upscaling do console.
Via: VGC
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.