O desenvolvedor Hideo Kojima compartilhou uma mensagem sobre a própria carreira na rede social X, o antigo Twitter. No texto, ele comenta sobre processo criativo e a decisão de virar um profissional independente ao abrir o próprio estúdio.
De acordo com Kojima, ele decidiu virar independente e ter uma “carreira de uma vida inteira” por causa da liberdade criativa. “Para mim, criar coisas não é mais um trabalho. É por isso que não existe aposentadoria, criar coisas é viver”, conta.
Além disso, o criador da franquia Metal Gear revelou que recebeu “oposição” até de familiares quando deixou a Konami e abriu a Kojima Productions, no final de 2015. De acordo com o executivo, são poucos os casos de sucesso na indústria de jogos de pessoas que viram independentes, seja no Japão ou no exterior.
“Mesmo há oito anos, quando comecei a minha própria empresa, sofri oposição de todos, incluindo dos meus pares, colegas e familiares, que disseram: ‘Isso nunca vai funcionar!’. Eles disseram que era impossível sem o financiamento e a força organizacional de uma companhia”, relata.
Para Kojima, a decisão foi também um jeito de “provar que essa é uma forma antiquada de pensar”, além de incentivar jovens criadores a “terem liberdade de escolha”.
A carreira de Hideo Kojima
Kojima começou a trabalhar com jogos como designer em 1986, já na desenvolvedora japonesa Konami. O seu primeiro grande projeto foi Metal Gear, para a plataforma MSX. O título ainda não tinha a fama que a franquia ganharia no PlayStation, a partir de Metal Gear Solid.
Ele também trabalhou em jogos hoje menos lembrados, como Penguin Adventure e Snatcher — que rendeu a ele uma úlcera por causa do estresse. A briga com a Konami foi em 2015, quando surgem denúncias sobre condições ruins de trabalho no estúdio.
No auge da controvérsia, ele foi até proibido pelo estúdio de participar da The Game Awards para receber prêmios por Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Nesse ponto, ele já havia começado o desenvolvimento de Death Stranding, primeiro projeto como um desenvolvedor independente. Já Silent Hills, uma colaboração com Guillermo del Toro para a Konami, foi cancelado.
A saída da Konami e as diferenças entre trabalhar para um estúdio ou em um empreendimento próprio já foram tema de falas do desenvolvedor, inclusive no documentário Connecting Worlds. Ele também já comentou anteriormente sobre não pensar em aposentadoria e nunca mais deixar de ser independente na indústria.
Atualmente, a Kojima Productions trabalha em dois projetos. Um deles é Death Stranding 2, enquanto o primeiro jogo será adaptado como longa-metragem pela A24. O segundo é OD, jogo de terror com colaboração do diretor Jordan Peele (Nós, Corra).
Fonte: Hideo Kojima/X
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