Sony cria tecnologia que muda dificuldade do jogo em tempo real – Wg Android

Sony cria tecnologia que muda dificuldade do jogo em tempo real

Até 8TB: PlayStation 5 ganha atualização com suporte a SSDs de maior capacidade
Créditos: Divulgação/Sony

Gigante na indústria dos jogos, a Sony anunciou neste último fim de semana que patenteou uma tecnologia que ajusta a dificuldade dos jogos em tempo real. A ideia é fazer com que os jogos consigam se adaptar ao jogador à medida em que ele avança na aventura.

A tecnologia foi chamada pela Sony de “Calibração de Dificuldade Adaptativa para Atividades Baseadas em Habilidades em Ambientes Virtuais”. Ela fará uso de algoritmos avançados que serão capazes de avaliar como o usuário está jogando e fazer ajustes de acordo.

Dessa forma, esses algoritmos serão capazes de ajustar elementos específicos dos jogos, tornando-os mais fáceis ou difíceis. A ideia da empresa é conseguir manter o jogador engajado por mais tempo nos jogos, evitando frustrações em caso de dificuldades muito altas ou a sensação de que o jogo está fácil demais.

Foto: Reprodução/Sony

É importante lembrar, no entanto, que o registro de uma patente não significa imediatamente o lançamento do recurso. Recentemente, uma patente do PlayStation Portal revelou que ele está sendo desenvolvido desde 2015. Assim, esse recurso e outros como a possibilidade de replay em jogos podem demorar para chegar.

Sony quer garantir experiência de jogo única

Diferentemente dos ajustes de dificuldade tradicionais, os algoritmos propostos na patente da Sony seriam dinâmicos. Cada jogador teria uma experiência personalizada, tornando quase impossível para um observador externo avaliar a dificuldade de um jogo antes de experimentá-lo, pois seria diferente para cada pessoa.

A documentação da patente da Sony menciona uma série de parâmetros que seriam impactados por essa tecnologia. Isso inclui a força do personagem, taxas de aparição de inimigos, habilidade dos inimigos e velocidade de movimento. Essa abordagem poderia estar alinhada com sistemas como SBMM (Matchmaking Baseado em Habilidade).

Essa característica já é observada em jogos como MLB The Show, onde o sucesso ou fracasso do jogador é medido e o jogo ajusta automaticamente sua configuração de dificuldade. Contudo, há uma expectativa de que o sistema adotado pela Sony seja um pouco mais robusto.

Isso porque os algoritmos serão capazes de se ajustar finamente as configurações de dificuldade para cada jogador específico. Esses algoritmos mediriam como um jogador está lidando com certos tipos de mecânicas ou desafios dentro de um jogo, e os ajustariam de acordo.

A patente ainda descreve que muitas vezes há uma grande diferença entre os níveis de dificuldade nos jogos, com um parecendo muito fácil e o próximo muito difícil. Idealmente, essa nova funcionalidade criaria uma experiência contínua para jogadores de todos os tipos.

Fonte: Insider Gaming, Game Rant

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário