Se você acompanha a indústria de games, já sabe que o segmento mobile é o maior atualmente. Só esse setor gerou receita de US$ 90,4 bilhões em 2023, mesmo com queda de 1,6% em relação a 2022, correspondendo a 49% da fatia geral do mercado.
A empresa de pesquisa Sensor Tower (via Games Industry), revelou diversos dados do mercado de games mobile neste ano. Entre eles a empresa que mais faturou, o jogo no qual usuários mais investiram dinheiro, os países que mais investiram, os jogos mais baixados entre outras informações.
Começando pelo estúdio que mais faturou, de forma disparada, está a Tencent, com receita em US$ 7,08 bilhões, mais do que o dobro da segunda colocada Activision Blizzard.
Lucro das maiores publishers de jogos mobile
- Tencent – US$ 7,08 bilhões
- Activision Blizzard – US$ 2,46 bilhões
- Playrix – US$ 2,38 bilhões
- NetEase – US$ 2,37 bilhões
- MiHoYo – US$ 2,32 bilhões
A Tencent também dominou entre os jogos com maior gasto pelos jogadores, que é Honor of Kings, um MOBA mobile que, segundo a empresa, é o título para celular mais jogado do mundo.
- Honor of Kings – US$ 2,48 bilhões
- PUBG Mobile – US$ 1,65 bilhão
- Genshin Impact – US$ 1,3 bilhão
- Candy Crush Saga – US$ 1,29 bilhão
- Roblox – US$ 1,14 bilhão
A China é um dos maiores mercados de game do mundo, especialmente no segmento mobile, mas foram os americanos que dominaram o investimento em jogos para celulares. Em compensação, o top 5 nesse quesito é quase totalmente dominado pela Ásia, os EUA são a exceção.
Países que mais gastaram em jogos mobile
- EUA – US$ 20,4 bilhões
- China – US$ 13,9 bilhões
- Japão – US$ 11,8 bilhões
- Coreia do Sul – US$ 4,2 bilhões
- Taiwan – US$ 2,1 bilhões
Entre as publishers que tiveram seus jogos baixados mais vezes, a Azur Interactive Game, que exibe (orgulhosamente) seus jogos mais baixados em sua página oficial, é a líder da lista. O Embracer Group aparece em quinto.
- Azur Interactive Games – 1,11 bilhões
- Supersonic Studios – 970 milhões
- SayGame – 920 bilhões
- Miniclip – 720 milhões
- Embracer Group – 710 milhões
Entre os títulos mobile mais baixados em 2023, está um lançamento de 2012 e que continua no topo: Subway Surfer. O game empatou com o também muito popular Free Fire.
Jogos mobile mais baixados em 2023
- Garena Free Fire – 210 milhões
- Subway Surfer – 210 milhões
- Roblox – 200 milhões
- Ludo King – 170 milhões
- Candy Crush Saga – 150 milhões
Grande parte desses download vem da Índia e a China, sequer, aparece no top 5. Por outro, nós, brasileiros, estamos em terceiro lugar.
Países que mais baixaram jogos mobile
- Índia – 6,3 bilhões
- EUA – 3,2 bilhões
- Brasil – 2,9 bilhões
- Indonésia – 2,1 bilhões
- Rússia – 1,7 bilhão
Fechando esse extenso levantamento do mercado de games mobile a nível mundial, Monopoly Go é o lançamento de 2023 mais baixado (260 mil downloads) e também o que registrou maior investimento pelos jogadores (US$ 1,91 milhão).
Fonte: Games Industry
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.