Windows Mixed Reality: plataforma de VR é descontinuada pela Microsoft – Wg Android

Windows Mixed Reality: plataforma de VR é descontinuada pela Microsoft

Windows Mixed Reality: plataforma de VR é descontinuada pela Microsoft
Créditos: Divulgação/Microsoft

A Microsoft confirmou oficialmente o fim da plataforma para Realidade Virtual (VR) da empresa para computadores e headsets. Trata-se da Windows Mixed Reality, que deixa de funcionar neste mês de dezembro de 2023.

A informação apareceu na lista de recursos descontinuados e preteridos do site oficial da Microsoft. O texto indica que deixarão de funcionar o aplicativo do portal Windows Mixed Reality, que continha atalhos para jogos, aplicativos e outras experiências, além do suporte para a biblioteca do SteamVR.

Já o suporte para dispositivos com Windows Mixed Reality será removido “em uma futura versão do Windows” ainda não confirmada.

Vida longa, mas pouco barulho

Lançado em 2017, o serviço Windows Mixed Reality exigia um headset compatível e um computador com Windows 10 ou superior para funcionar. Ao longo dos primeiros anos, a companhia apresentou alguns modelos de fabricantes parceiras, como Acer, HP, Asus e Lenovo.

A ideia da plataforma era ser uma alternativa a outros nomes de peso da área, como a Oculus (que hoje se chama Meta Quest) e a HTC, dona do Vive. Porém, a empresa não conseguiu estabelecer o próprio sistema nesse mercado e, nos últimos anos, foram poucas as atualizações na plataforma ou a chegada de novos headsets.

Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft

O próprio setor de Realidade Virtual segue indefinido, com cada vez menos empresas apostando em hardware. A Meta continua um dos nomes mais presentes, além da Sony com o PlayStation VR2 — um acessório mais caro e também de nicho, já que exige um PlayStation 5 para funcionar.

Porém, é possível que a empresa de Mark Zuckerberg passe a concorrer diretamente com o Apple Vision Pro a partir do ano que vem.

Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft

Por enquanto, não há indicativos do projeto do HoloLens 2, o óculos de Realidade Mista da Microsoft mais usado em setores educacionais. A página do produto é a única que permanece no ar e atualizada nos domínio do site da empresa sobre Realidade Mista — que, para a empresa, é a mistura de conteúdos de VR com Realidade Aumentada (AR).

O brasileiro Alex Kipman, grande nome do projeto original e também do Kinect, deixou a empresa em 2022 após acusações de má conduta. No mesmo ano, a companhia descartou planos para uma terceira geração do HoloLens.

Fontes: The Verge, Microsoft

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário