Se você foi um gamer nos anos 1990, sabe que um lançamento japonês demorava um tempo para chegar nessa parte do mundo, especialmente no Brasil. A Sega, por exemplo, reforça que seu plano atual é seguir com lançamentos para PC e consoles ao mesmo tempo em todo o globo.
Em uma apresentação fiscal divulgada nesta semana, a dona do Sonic revela diversos dados, entre eles o reconhecimento de seu trabalho no Ocidente, mercado que há, pelo menos, 25 anos atrás, era bem mais fraco que atualmente.
Esse planejamento de lançamentos multiplataformas ao mesmo tempo em todo o mundo acontece por conta de um “crescimento significativo nos mercados europeu, americano e asiático”. Lembrando que o mercado japonês é sempre mencionado separadamente da Ásia.
Apesar de parecer que isso não acontece mais, existem jogos que são lançados primeiramente no Japão e só depois no resto do mundo, apesar disso ser mais uma decisão estratégica para títulos específicos, diferente de antigamente que era mais uma questão de limitação para envio das cópias, além de tradução para diferentes línguas.
A Sega também planeja “focar nos PCs para fortalecer as vendas, especialmente na Ásia, melhorar o sistema de publicação, melhorar o suporte multilíngue”, além de melhorias de valor da marca em todo o mundo.
Sega tem interesse no mercado mobile e certos territórios
Outro assunto que o tradicional estúdio japonês aborda em sua apresentação é o crescimento do mercado mobile. Como mostramos aqui, ele foi responsável por 49% da receita gerada em toda indústria de games em 2023.
Segundo dados de uma pesquisa de mercado e apresentado pela Sega, são 2,86 bilhões de pessoas jogando nos celulares, contra cerca de 890 milhões no PC e 683 milhões nos consoles.
O maior interesse da Sega é ampliar seus investimentos em mercados emergentes, como China, América Latina, África e Oriente Médio, além de alguns países da Ásia, que tem tido maior participação no mercado de games, mais ainda que a América do Norte, Europa e Japão.
Ou seja, o estúdio quer que mais de suas IPs estejam em plataformas diferentes nesses territórios que estão em constante crescimento como consumidor de games.
Nesse mesmo documento, a Sega revelou também o número de vendas de Yakuza: Like a Dragon, com grande parte vindo do Ocidente, mostrando a popularização de uma de suas principais IPs neste lado de cá do mundo.
Fonte: Sega Sammy
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.