O órgão regulador antitruste da França, Autorité de la Concurrence, anunciou na última quarta-feira (27) que impôs uma multa de 13,5 milhões de euros (cerca de 14,8 milhões de dólares) à Sony por abusos em relação à comercialização do controle Dualshock 4 no país.
A penalidade foi aplicada por abuso da posição dominante que a Sony impôs ao mercado de fornecimento de controles de videogame, de acordo com órgão regulador.
Multa de 13,5 milhões é imposta a Sony por órgão francês
A investigação antitruste conduzida pelo Autorité de la Concurrence, revelou infrações primárias cometidas pela empresa, que levaram à multa da Sony
A Sony implementou medidas técnicas em novembro de 2015 para combater a contrafação, o que inadvertidamente afetou o bom funcionamento de controles produzidos por terceiros sem licença oficial da Sony.
Com isso, joysticks de terceiros enfrentaram desconexões regulares durante as atualizações do sistema operacional do console devido às medidas da Sony, que foram consideradas desproporcionais.
A autoridade antitruste considerou as ações da Sony indiscriminadas, afetando todos os controles “não licenciados” sem distinção. Esta medida prejudicou os fabricantes, manchando significativamente a imagem da sua marca e dificultando a sua expansão no mercado, segundo o órgão.
Outro ponto é a falta de transparência na política de licenciamento da Sony. As empresas rivais teriam sido impedidas de aderir ao programa de licenciamento, sendo o acesso concedido apenas através do programa de parceria da Sony.
Além disso, a Sony se recusou a comunicar os critérios de acesso ao programa para os fabricantes, alegando que os critérios foram aplicados devem ser de conhecimento apenas da Sony.
“A Sony aplicou os critérios de forma discricionária, embora o acesso ao programa fosse a única forma de evitar desconexões”, afirmou a Autorité de la Concurrence no seu anúncio.
A Sony ainda não se manifestou publicamente em relação à multa. Com uma decisão desta magnitude é esperado que haja repercussões em relação a práticas comerciais mais transparentes para promover um ambiente de mercado competitivo e pode repercutir em futuros lançamentos de periféricos.
FONTE: Reuters
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.