O ano de 2023 sem dúvida ficará na história do Xbox, como um dos mais marcantes para os videogames, com uma quantidade de lançamentos insanos, notícias avassaladoras, eventos de peso, e muita, mas muita coisa referente ao ecossistema mais poderoso do mundo.
Além de grandes exclusivos como Starfield e Forza Motorsport, 2023 está sendo um ano de boas surpresas (e outras nem tanto), algumas derrapadas e muitos jogos de terceiros no Xbox. Para o Xbox, também foi um ano de muita expectativa em torno da aprovação do acordo para adquirir a Activision Blizzard King: uma das maiores transações da história.
Em janeiro tivemos o excelente Hi-Fi Rush da Tango, que foi lançado de surpresa e se tornou logo um dos mais carismáticos lançamentos do ano. Janeiro também trouxe aos consoles o clássico Age Of Empires 2: Definitive Edition.
Em fevereiro foi a vez de Atomic Heart (Game Pass) e Hogwarts Legacy, dois grandes jogos com propostas bem distintas, mas que agradaram e muito seus públicos.
Em março recebemos Wo Long: Fallen Dynasty diretamente no Xbox Game Pass e Resident Evil 4 Remake, sendo mais um remake da Capcom muito bem avaliado.
Em abril Ghostwire: Tokio finalmente chegou ao Xbox, além de Minecraft Legends, ambos no Game Pass. O mês também trouxe o ótimo Star Wars Jedi: Survivor.
Em maio foi a vez de Redfall chegar e logo desaparecer, sendo um jogo que definitivamente não atingiu as expectativas.
Já junho foi um mês mais que especial. Começando com o incrível Showcase do Xbox, o evento apresentou jogos que já estavam em nosso radar, como Hellblade 2, e também surpresas como o novo Fable, South of Midnight, Clockwork Revolution, Avowed e muito mais. Também tivemos o lançamento de Diablo IV e Street Fighter 6: sendo o título da Blizzard um fenômeno em audiência e postulante a jogo do ano, tamanho seu impacto. O mês de junho também trouxe o anúncio do novo modelo de Xbox Series S, com design preto e armazenamento de 1TB.
Em julho a Capcom trouxe seu jogo como serviço Exoprimal diretamente ao Game Pass e a EA finalmente entregou Immortals of Aveum, um FPS bem “diferentão”.
Agosto foi o mês de Atlas Fallen, The Texas Chain Saw Masssacre (Game Pass), Armored Core 6, Sea of Stars (Game Pass), sem dúvida grandes jogos chegando na plataforma.
Em setembro foi a vez de Starfield nos colocar entre as estrelas e se tornar um dos maiores lançamentos da história do Xbox: O GOTY do XBOX.
Mas setembro também foi o mês de Mortal Kombat 1, que é mais um dos grandes jogos do ano, além de Lies of P (Game Pass), EA Sports FC 24 (o Fifa que não é Fifa), além da expansão de Cyberpunk 2077, NBA 2K24 e The Crew Motorfest.
Outubro foi o mês mais movimentado do ano, e no início do mês os jogadores já puderam partir para as pistas no novo Forza Motorsport que chegou aos consoles Xbox Series no dia 10. No dia 13, outra notícia interessante para os jogadores de Xbox foi a aprovação da compra da Activision Blizzard King pelo CMA, encerrando assim uma novela de quase dois anos. O mês também revelou Alan Wake 2, e trouxe ao Game Pass os jogos Gotham Knigths e Dead Space. Redfall também ganhou um update que finalmente adicionou os 60FPS ao game, além de algumas correções que tentaram reparar o game da Arkane. Outubro também foi mês do Xbox Partner Preview, evento do Xbox que revelou algumas novidades que chegarão em breve a plataforma. Um dos destaques do evento foi o remake de Metal Gear Solid, além de mais jogos da série Yakuza da Sega. O final do mês revelou uma duas grandes surpresas, uma grande restruturação na equipe do XBOX, e o anúncio de um aumento de preço sugerido do Xbox Series S para o Brasil.
Novembro foi o mês de lançamento do novo Call of Duty Modern Warfare 3, comemoração de 3 anos de aniversário do Xbox Series X|S, primeira vez de Phil Spencer (e Xbox) na Blizzcon após aquisição da Activision Blizzard, Starfield recebeu prêmio de Jogo do Ano no “Golden Joystick Awards” e a primeira vez do Xbox na CCXP 2023.
Dezembro chegou, e com ele, notícias que deixaram qualquer fã de Xbox animado. Começamos com o trailer do novo GTA 6, o lançamento de Avatar: Frontiers of Pandora, o game do ano Baldur’s Gate 3 chegando no XBOX, e as icônicas revelações do gameplay de combate de Hellblade 2, OD, novo jogo exclusivo do Xbox em parceria com Kojima, além do shadow drop de Marvel Blade durante a TGA 2023. Pra fechar, uma péssima notícia, a ESA empresa que detém os direitos da E3, maior feira de games do mundo, está encerrando a operação do evento em definitivo. Ahh, o FTC ainda luta pra bloquear a compra da Activision Blizzard, que ano.
E na sua opinião, qual foi o melhor momento do Xbox em 2023? Conta pra gente nos comentários.