2024 não vai ser bom para jogos como serviço, afirma analista – Wg Android

2024 não vai ser bom para jogos como serviço, afirma analista

2024 não vai ser bom para jogos como serviço, afirma analista
Créditos: Divulgação/Epic Games

Embora tenham sido alardeados como o futuro da indústria Triplo A durante um longo tempo, os jogos como serviço não devem passar por um bom momento em 2024. Segundo o analista Tom Wijman, da Newzoo, o mercado chegou a um ponto de saturação que se tornou claro com alguns dos fracassos testemunhados em 2023.

Para o analista, grandes nomes como Fortnite e Call of Duty devem manter uma posição forte e não correm o risco de desaparecer. Ao mesmo tempo, qualquer outro concorrente que tente se estabelecer no segmento vai encontra dificuldades em convencer o público a apostar seu dinheiro — e principalmente seu tempo — neles.

2024 não vai ser bom para jogos como serviço, afirma analista
Foto: Divulgação/Blizzard

Wijman explica que, atualmente, somente 19 jogos como serviço dominam uma fatia de 60% do tempo dos jogadores. Dado o grande investimento que títulos do tipo demandam, qualquer situação além de um sucesso imediato pode decretar seu fim. Um exemplo disso foi Rumbleverse, que sequer completou um ano nas lojas antes de ser encerrado.

Jogos como serviço são um grande risco

A indústria, que caiu rapidamente dos picos de engajamento de 2020 e 2021, está passando por uma reestruturação, tornando o financiamento para projetos de grande dimensão uma prioridade menor. O capital de risco é escasso, tornando mais difícil para os estúdios independentes garantirem financiamento”, explicou Wijman.

2024 não vai ser bom para jogos como serviço, afirma analista
Foto: Divulgação/Epic Games

Ao mesmo tempo, ele alerta que apelar para a nostalgia ou personagens conhecidos não vai garantir o sucesso de jogos como serviço. Nos próximos meses, o segmento deve testemunhar a chegada de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça e de Helldivers 2, ambos amparados por estúdios de grande tamanho.

Quem deve encontrar muitas dificuldades nesse contexto é a Sony, que está apostando muito em jogos como serviço para manter seu crescimento. Ao mesmo tempo, o cancelamento de projetos como The Last of Us Online mostra que a companhia pode estar reduzindo suas apostas diante de condições de mercado que não se mostram mais tão favoráveis.

Fonte: Push Square, Games Industry

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário