Indústria de games deve continuar demitindo até 2025 – Wg Android

Indústria de games deve continuar demitindo até 2025

Indústria de games
Créditos: Divulgação/Anton Porsche/Pixabay

Chefes de estúdios acreditam que as ondas de demissões que já marcaram o começo de 2024, continuarão por todo ano, com risco de se estenderem para 2025. O Games Industry conversou com alguns executivos da indústria de games e vamos dar uma olhada no que estão falando sobre o assunto.

Vale ressaltar que nenhum chefe de estúdio de games revelou sua identidade, já que o contrário poderia causar um alvoroço nesse segmento, de certa forma.

“Não apenas os desenvolvedores, mas publishers, mídia, empresas de serviços… Existem muitos negócios que não lucram em video games. Nós estamos olhando para até dois anos de dores”, afirma um CEO.

Indústria de Games
Foto: Divulgação/Andrzej Rembowski/Pixabay

Muitos lançamentos é um dos problemas na indústria

Um outro chefe de estúdio de games acredita que a indústria precisa voltar a um nível pré-pandemia em relação a quantidade de jogos lançados.

“Muitos jogos tiveram sinal verde em 2020 e 2021. Nós precisamos voltar a níveis pré-pandemia em relação a agenda de lançamentos, e isso provavelmente levará cerca de dois anos”, afirma.

“Você já consegue ver publishers aceitando menos jogos. Isso está acontecendo em todo lugar. As lojas estão saturadas, não apenas a Steam, e os jogos não estão entregando os níveis que eles tinham”, continua.

Jogos antigos e jogos como serviço (GaaS) também trazem desafios para novos lançamentos, segundo uma outra fonte.

Steam
Divulgação/Steam

“A competição não é o maior fator nessa situação, mas é um desafio, especialmente quando você considera o quando de rendimento disponível as pessoas têm no momento. E também não é só a quantidade de novos jogos que competem, mas todos os jogos antigos e jogos como serviço que estão aí com grandes números”, disse.

Momento não é o melhor para investimentos no segmento

Um analista de mercado disse ainda ao Games Industry que o atual momento não é o melhor para investir na indústria de games, afirmando que existem “formas bem mais seguras de investir seu dinheiro do que em video games. Embora essa não seja a única indústria a enfrentar esse problema”.

“Por que arriscar em empresas de games, quando você pode ter seu dinheiro guardado em um banco e ter rendimento de 5%?”, complementa o analista. Com toda essa pressão, não existe margem para aumentar os preços dos jogos também na tentativa de amenizar essa situação.

Demissões na indústria de games
Imagem: Montagem sobre imagem da Sony e Microsoft

Efeitos da pandemia

Uma das fontes do Games Industry afirma que “a COVID causou um dano sério e a recuperação levará um tempo”.

E esse não é o único motivo: “gastos acima do normal pelos governos na pandemia, e em guerras, e em coisas como o Brexit no Reino Unido… Levará anos antes que as coisas se normalizem”, disse um investidor.

Para o CEO de um grande estúdio, os jogadores estão felizes com a oferta atual de jogos. “Se você olhar para os jogadores, eles estão felizes. Eles estão jogando esses jogos fantásticos, e estão jogando eles em centenas de milhões. Estão jogando mais do que jogavam há 5 anos, e comprando mais”, disse.

Ele afirma que, mesmo com toda essa situação, que já levou a mais de 12 mil demissões na indústria de games no últimos 12 meses, para os que estão de fora, “não parece que está assim”.

Fonte: Games Industry

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário