Entre as 1.900 demissões na divisão de games da Microsoft, estão departamentos voltados para a produção de mídia física de jogos de Xbox. Segundo fontes de Jez Corden do Windows Central, essas áreas da Microsoft foram fechadas.
“A Microsoft também está desligando departamentos dedicados a trazer jogos de Xbox para o varejo físico. Se você viu os vazamentos de consoles Xbox totalmente digitais, bem, consegue ter uma ideia para onde a Microsot está indo aqui”, disse o jornalista.
Corden segue dizendo que o fechamento dessas áreas responsáveis pela publicação de jogos físicos de Xbox não significa que a Microsoft encerrá de vez a produção de jogos dessa forma.
Ele afirma que existem chances da Microsoft terceirizar esse tipo de serviço. “Mas parece ser a trajetória da indústria”, complementa.
Mídias digitais dominaram 2023
Dados da indústria de games de 2023 revelam que a maior parte da receita gerada em jogos vem das edições digitais. Um levantamento mostra que o faturamento total foi de US$ 184 bilhões no ano passado.
Desse total, 83% equivalem as edições digitais nos consoles. No PC, esse número é de 99%. Considerando consoles e PCs, as mídias digitais foram responsáveis por 95% da receita na indústria de games em 2023.
Essa preferência por edições digitais é reforçada pela presença de consoles voltados para essa mídia. O Xbox Series S foi o primeiro deles nessa geração, seguido do PS5 “Slim”, embora seja possível usar o leitor de disco, que não vem incluso.
Outros setores afetados pelas demissões da Microsoft
O jornalista do Windows Central afirma ainda que “uma grande quantidade de gerentes de comunidades também perderam seus empregos na empresa” nessa grande demissão da Microsoft.
Já em relação aos afetados da Activision Blizzard, Corden afirma que todo o suporte ao cliente do estúdio foi demitido, “salvo alguns”. Nesse caso, ele diz que a Microsoft irá terceirizar esse serviço.
15 mil demissões em 12 meses na indústria
As 1.900 pessoas demitidas pela Microsoft faz com que o montante total de demissões nesse início de 2024 já passe de 6 mil, número que representa dois terços de todas as demissões de 2023, estimado em cerca de 9 mil até dezembro do ano passado.
Somando os últimos 12 meses, temos a aterradora quantidade de 15 mil pessoas demitidas na indústria de games. E vale ressaltar que esse nem é o número oficial, já que diversos estúdios e empresas de games nem divulgaram a quantidade de demissões oficiais.
Entre os desligados pela Microsoft estão pessoas de dentro da Activision Blizzard e ZeniMax, dona da Bethesda, até onde sabemos oficialmente, já que e a empresa não divulgou todos estúdios de Xbox afetados.
Via: VGC
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.