O primeiro Max Payne ganhou um belo tapa no visual recentemente com a ferramenta RTX Remix da NVIDIA. O jogo ganhou efeitos via path tracing, adicionando um novo nível realismo em sombras e iluminação ao jogo, algo que tem feito até a GeForce RTX 4080 penar, saindo de mais de 1.000 FPS para a casa dos 60 FPS.
O canal MxBenchmarkPC rodou Max Payne com os novos efeitos em 1440p, além do auxílio do DLSS 3.5 no modo qualidade, que reduz a resolução de renderização para um pouco abaixo de 1080p (1707×960).
Mesmo assim, a RTX 4080 tem dificuldade em manter os 60 FPS, dependendo da complexidade da cena. Infelizmente, o canal só compara cenas paradas, e não tem trechos de gameplay em movimento.
O preço do path tracing
A primeira cena apresentada mostra a GPU da NVIDIA rodando Max Payne sem os novos efeitos a quase 1400 FPS, caindo para cerca de 65 FPS com o RTX Remix. Dependendo da cena, a GPU não consegue entregar nem 60 FPS.
Lembrando que a GeForce RTX 4080 é uma GPU capaz de entregar mais de 60 FPS em diversos jogos em 4K em rasterização. Com efeitos de ray tracing em jogo, o chip gráfico precisa de uma ajudinha do DLSS, que costuma já resolver no modo qualidade.
A placa de vídeo não só pena em relação ao desempenho, como passa a consumir significativamente mais quando Max Payne está com path tracing ativado.
Em todas as cenas do comparativo, vemos a placa saindo de 120, 140 até 180w, dependendo da demandas dos efeitos, passando facilmente de 280w e chegando a 300w com os efeitos ligados.
Além disso, como é de se esperar, o consumo da memória de vídeo sai de cerca de 2.7 GB para 5.5/5.8 GB.
A exigência também acontece no processador, que é um Intel Core i7-10700F, que tem o uso aumentado em cerca de 30% e o consumo de energia quase dobrando, saindo de algo próximo de 50w para mais de 90w em alguns casos.
A implementação do path tracing feita nativamente pela CD Projekt Red em Cyberpunk 2077 já havia mostrado no ano passado a exigência de hardware para quem quer ter o melhor em efeitos de sombra e iluminação no jogo.
Mod de Max Payne está disponível
Embora ainda esteja incompleto, o mod de Slaks Psybunker para Max Payne conta com uma versão de demonstração disponível. Ela pode ser baixada gratuitamente no site ModDB e deve ser aplicada sobre o Max Payne original para funcionar corretamente.
Segundo o criador, é preciso aplicar uma correção adicional caso você tem uma CPU AMD Ryzen instalada. Para jogar, também é preciso baixar o RTX Remix e o DirectX 9, cujos links adequados já estão disponíveis na página do ModDB.
Já Max Payne retornará oficialmente em um remake que junt aos dois primeiros títulos. O game está em desenvolvimento pela Remedy com a supervisão da Rockstar Games. Por enquanto não existe uma janela de lançamento.
Via: Videocardz
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.