Fontes do site Games Industry afirmam que a venda de versões físicas de jogos de Xbox deve começar a diminuir na Europa. A informação veio de um chefe de uma “publisher grande” do velho continente.
“Uma grande publisher me disse antes do Natal, que por toda a Europa, vários lojistas começaram a deixar de vender (jogos de) Xbox”, disse Christopher Dring, chefe do Games Industry.
“Então eles começaram a deixar de estocar mais jogos de Xbox. Xbox é um console tão digital, que a performance em vendas de jogos é bem baixa e, definitivamente, quando você vende um console em que a maioria das pessoas só baixa os jogos, não beneficia o lojista muito”, complementa.
A afirmação vem poucos dias depois da demissão em massa da divisão de games da Microsoft. Segundo rumores sobre o acontecido, a empresa teria fechado toda uma divisão responsável por cuidar das edições físicas de jogos de Xbox.
Esse rumor veio de Jez Corden, do Windows Central, no Twitter. Em resposta, o analista de mercado, Daniel Ahmad, afirmou que “existem certos jogos AAA com mais de 80% de vendas digitais no Xbox esses dias, então não é surpresa”.
Indústria tem se encaminhado para o digital
Temos visto uma movimentação em favor da mídia digital nos últimos anos. Já existem grandes jogos sem edições físicas, como Alan Wake 2, um dos maiores jogos de 2023, e essa também será a realidade de Senua’s Saga: Hellblade 2.
Aliado a isso, estão as versões dos atuais consoles com foco na mídia digital, como o próprio Xbox Series S que não conta com um leitor de disco, além do PS5 slim, com a diferença que esse pode ter um leitor acoplado, mas vendido separadamente.
Os dados sobre a indústria de games em 2023 revelaram também que as edições digitais dos jogos corresponderam uma esmagadora maioria da fatia em relação as edições físicas.
O faturamento total de mídias digitais de jogos no ano passado foi de US$ 174,5 bilhões em 2023, mesmo com o tímido crescimento de 0,8% em relação a 2022. Mas, ainda assim, foi cerca de 18 vezes maior que a receita das edições físicas.
O levantamento da Newzoo revela que a venda de cópias físicas de jogos em 2023 teve uma queda de 3,8% em relação a 2022, gerando receita de US$ 9,5 bilhões, quase 18,5 vezes menos que as edições digitais.
Da receita total de jogos em 2023, 95% é voltado para a mídia digital. No PC, 99% das vendas são desse formato (sim, por algum motivo ainda existe 1% de mídia física). Já nos consoles, 83% são referentes ao formato digital de jogos.
Com tudo isso em mente, realmente não seria surpresa ver que jogos físicos estejam começando a sumir das prateleiras, seja de Xbox, PlayStation ou Nintendo.
Via: VGC
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.