Immortals of Aveum custou US$ 125 milhões, mas ninguém comprou o game – Wg Android

Immortals of Aveum custou US$ 125 milhões, mas ninguém comprou o game

Immortals of Aveum custou US$ 125 milhões, mas ninguém comprou o game
Créditos: Divulgação/Electronic Arts

Lançado em agosto de 2023, Immortals of Aveum acabou iniciando a vida da Ascendant Studios de maneira bastante desastrosa. Ex-desenvolvedores que trabalharam no game relataram à IGN norte-americana que, graças a uma série de decisões equivocadas, a gerência do estúdio acabou investindo US$ 125 milhões em um produto que ninguém acabou comprando.

Um ex-empregado entrevistado pelo site afirma que o escopo do projeto acabou sendo muito exagerado pela liderança da Ascendant e pela Electronic Arts. Ele explica que, enquanto a equipe responsável pelo game era formada por muitas pessoas talentosas, a decisão de investir em um jogo de shooter single player Triplo A não foi muito sábia.

Immortals of Aveum custou US$ 125 milhões, mas ninguém comprou o game
Foto: Divulgação/Electronic Arts

Tentar fazer um shooter Triplo A single player no mercado atual foi uma ideia realmente horrível, especialmente dado que é uma nova propriedade intelectual que também estava tentando usar a Unreal Engine 5. O que acabou sendo lançado é um jogo inchado, com uma campanha repetitiva que era longa demais

Ex-desenvolvedor de Immortals of Aveum

Immortals of Aveum foi pensado como um jogo pequeno

Segundo a reportagem da IGN, a ideia inicial por trás de Immortals of Aveum era fazer um jogo pequeno, com visuais mais simples e orçamento mais controlado. No entanto, o projeto final demandou US$ 85 milhões em custos de desenvolvimento, com US$ 40 milhões adicionais sendo dedicados à sua campanha de marketing.

Immortals of Aveum custou US$ 125 milhões, mas ninguém comprou o game
Foto: Divulgação/Electronic Arts

Não é uma sequência ou remake, não leva 400 horas para vencer, tem zero microtransações, nenhum grinding sem sentido em mundo aberto”, explica um dos criadores do jogo. Apesar dos problemas técnicos que o jogo tem, ele conquistou uma média que varia entre 66 e 76 pontos no Metacritic — algo não necessariamente ruim para o primeiro título de um estúdio.

No entanto, o fracasso comercial de Immortals of Aveum fez com que boa parte da Ascendant Studios fosse demitida poucos meses após sua estreia. Em um momento marcado por incertezas do mercado, ele deve acabar servindo como um alerta para empresas que desejam fazer grandes investimentos, especialmente em fórmulas que não se mostraram certeiras.

Fonte: VG 24/7

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