A comunidade foi pega de surpresa com a divulgação de um falso headset Valve Prism que passou a ganhar destaque nesta semana. Infelizmente, para a maioria dos usuários que aguardavam por novidades, tudo não passou de uma grande brincadeira que começou em uma convenção em dezembro do ano passado.
Sites de grande renome como PC Gamer noticiaram a existência de um site que promovia a venda do Valve Prism. Na ocasião, ele chamava a atenção pelo nível de dedicação utilizado para o desenvolvimento de um site que dava todos os indícios de ser algo original.
O site, que imitava o design e a estética típicos da Valve. Além disso, oferecia especificações técnicas para o suposto novo produto, incluindo displays micro-OLED, rastreamento de olhos e rosto, ajuste automático de distância interpupilar e renderização foveada.
A pegadinha foi tão bem elaborada que até mesmo os detalhes técnicos pareciam convincentes, com o site alegando que o dispositivo seria alimentado por uma APU customizada da AMD, otimizada para maximizar o desempenho em títulos de VR, uma descrição que ecoava as parcerias tecnológicas reais da Valve.
Comunidade ajudou a investigar falsificação
A revelação de que o Valve Prism era uma farsa veio após investigações da comunidade online, que notaram discrepâncias, como a grafia incorreta da Valve no rodapé do site e o registro recente do domínio através da Cloudflare, diferentemente dos domínios oficiais da Valve.
Leia também: Games VR: gasto de consumidores caiu 10% durante 2023, segundo relatório
Alguns usuários mais atentos perceberam que “Valve” estava sendo escrito “VaIve” com “i” maiúsculo ao invés do “L” minúsculo. Isso foi percebido ao tentar utilizar ctrl + f para realizar uma pesquisa específica na página, não achando o resultado quando o nome da empresa era buscado.
O golpe parece ter sido inspirado por uma brincadeira anterior na Midwest Furfest, onde adesivos promovendo um falso headset de VR da Valve, chamado Valve Deckard, foram distribuídos. Eles serviram como base para que o golpe. A piada interna da convenção furry acabou por se transformar em uma pegadinha mais ampla.
Entretanto, a própria Valve tratou de investigar a situação e confirmou que o site referente ao headset Valve Prism era falso. O PC Gamer confirmou a resposta da empresa e atualizou o artigo onde falava sobre o site do até então novo dispositivo.
Fonte: PC Gamer
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.