E mais uma publicadora foi vítima da mais recente onda de demissões no mundo dos jogos, e desta vez foi a Eletronic Arts (EA).
Segundo um relatório, cerca de 700 funcionários foram demitidos dos estúdios da EA, o que representa 5% da sua força de trabalho, que gira em torno de 13 mil. O CEO, Andrew Wilson, afirmou que as demissões ajudarão na reestruturação da publicadora, o que ajudará o desenvolvimento de jogos que já se provaram no mercado.
Ainda na declaração, a Eletronic Arts afirmou que as demissões resultaram no cancelamento de várias IPs licenciadas que “acreditavam que não seriam bem-sucedidas”, incluindo o jogo com Mandalorianos, que não foi revelado de forma oficial, mas que havia sido vazado pelo conhecido insider Tom Henderson.
Com o cancelamento de vários jogos do Star Wars, a Respawn passará a apoiar jogos já existentes no portfólio, incluindo a franquia Star Wars Jedi, e apoiará outros estúdios. No entanto, eles não foram os únicos afetados, já que a Ridgeline Games, criado em 2022 para o desenvolvimento do modo história da franquia Battlefield, foi fechado. Confira:
“Dada a forma e onde estamos trabalhando, continuamos a otimizar nossos estúdio globais para melhor apoiar nossos negócios. Também estamos nos afastando do desenvolvimento de futuras IPs licenciadas que não acreditamos que serão bem-sucedidas em nossa indústria em mudança.
Esse foco maior nos permite impulsionar a criatividade, acelerar a inovação e dobrar nossas maiores oportunidades – incluindo nossas próprias IPs, esportes e comunidades online massivas – para oferecer o entretenimento que os jogadores querem hoje e amanhã. Estamos simplificando nossas operações para oferecer experiências mais profundas e conectadas para fãs em todos os lugares que constroem comunidade, moldam cultura e crescem o fandom.
Embora nem todas as equipes sejam impactadas, esta é a parte mais difícil dessas mudanças, e consideramos profundamente todas as opções para tentar limitar os impactos para nossas equipes. Nosso principal objetivo é oferecer aos membros da equipe oportunidades de encontrar novas funções e caminhos para a transição para outros projetos.
Onde isso não for possível, apoiaremos e trabalharemos com cada colega com a máxima atenção, cuidado e respeito. A comunicação desses impactos já começou e será amplamente concluída no início do próximo trimestre.
A capacidade única da Respawn de se conectar com os jogadores e criar experiências de jogo excepcionais é incomparável. Ao analisarmos o portfólio da Respawn nos últimos meses, o que está claro é que os jogos com os quais nossos jogadores estão mais animados são a rica biblioteca da marca Jedi e da própria Respawn.
Sabendo disso, decidimos nos afastar do desenvolvimento inicial de um jogo novo jogo FPS de ação do Star Wars para concentrar nossos esforços em novos projetos baseados em nossas marcas próprias, fornecendo suporte para jogos existentes.
É sempre difícil afastar-se de um projeto, e esta decisão não é um reflexo do talento, tenacidade ou paixão da equipa pelo jogo. Dar aos fãs os próximos capítulos das franquias icônicas que eles querem é a definição de narrativa de sucesso e o lugar certo para se concentrar.”
Vale lembrar que vários estúdios, publicadoras e fabricantes estão passando por ondas de demissões, como a Activision Blizzard, PlayStation Studios, Deck Nine Games, Behaviour Interactive, People Can Fly e Riot Games, mostrando um cenário cada vez comum, onde os custos para jogos AAA ultrapassam a casa dos milhões e a chegada IA para auxiliar os desenvolvedores restantes.
Infelizmente, parece que o cenário não irá mudar tão cedo, já que apenas em janeiro e fevereiro mais pessoas foram demitidas do que todo o ano de 2023.