Nobuo Uematsu critica composições de músicas de jogos atuais – Wg Android

Nobuo Uematsu critica composições de músicas de jogos atuais

Nobuo Uematsu
Créditos: Polygon

Nobuo Uematsu é, sem dúvida, uma das grandes lendas da indústria de games, conhecido por suas composições em Final Fantasy. Mas para ele, se os compositores continuarem criando músicas no estilo Hollywood, as “músicas de jogos não poderão se desenvolver mais”.

Em entrevista ao NewsPicks (via Automaton), Nobuo Uematsu atribui o fato de músicas de jogos serem menos interessantes hoje em dia aos diretores e produtores que estão “satisfeitos com a trilha sonora no estilo de filmes em jogos”.

Eu acho que as pessoas precisam ter mais liberdade ao criarem músicas de jogos.

Nobuo Uematsu

“Músicas de jogos se tornarão mais interessantes se os compositores considerarem ‘o que é algo que só eu consigo fazer?’ e usar seu próprio conhecimento e experiência para ser verdadeiramente criativo”, disse o lendário compositor.

Final Fantasy X

Mesmo com todas as ferramentas disponíveis que facilitam a criação (de qualquer coisa), como inteligência artificial, Nobuo Uematsu reforça que o compositor precisa “ir profundo dentro de si mesmo para encontrar aspectos únicos para si e então expressá-los” para que uma boa música seja feita.

Nobuo Uematsu viu a indústria se desenvolver

Uematsu está na indústria de games desde os anos 1980 e naquela época, durante a era de jogos 8-bit, a “música tinha um papel de oxigênio”, já que não existiam vozes e os efeitos sonoros e visuais eram bem limitados.

“No SNES, a capacidade aumentou e eu pude usar samples de, vamos dizer, violino ou flauta, e então comprimi-los mais e mais”, disse sobre a primeira grande evolução nesse sentido. Mas ele diz também que tinha preocupação em não ter memória (no console) suficiente para seu trabalho na época.

Final Fantasy VI

Com a chegada do CD nos consoles, especialmente com Final Fantasy VII para PlayStation sendo o seu primeiro trabalho, o compositor diz que o resultado era parecido com o que ele gravava no estúdio, mas dentro do jogo. Mas mesmo no PS1, consideravelmente superior aos SNES, existiam limitações:

“Entretanto, seu fizesse isso (passar músicas do estúdio direto ao jogo), levaria muito tempo para carregar. Eu acho que os fãs reclamariam se eles entrassem em batalha e então entrassem em uma tela de carregamento”.

A partir da geração do PS2, Uematsu diz que já era possível fazer praticamente tudo. “Com o avanço que os consoles tiveram, tem sido mais fácil para eu expressar diferentes gêneros de música como rock e jazz em um jogo”.

Nobuo Uematsu é notavelmente conhecido por seu incrível trabalho na criação das trilhas sonoras do primeiro Final Fantasy até FFX. Ele participou de diversos outros jogos, entre eles o remake de Final Fantasy VII junto com outros compositores, além de ser o responsável pelas músicas de Fantasian, jogo com o criador da série Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi.

Via: Automaton

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário