Inteligência artificial é usada por 62% dos estúdios, revela Unity – Wg Android

Inteligência artificial é usada por 62% dos estúdios, revela Unity

Inteligência artificial é usada por 62% dos estúdios, revela Unity
Créditos: Divulgação/51581/Pixabay

Embora ainda sofra com desconfianças do público e de desenvolvedores, a inteligência artificial já foi adotada por uma parte considerável dos estúdios em ativa. Segundo a Unity, 62% dos usuários de sua engine já usaram técnicas do tipo em pelo menos um estágio da produção de seus games.

No entanto, isso não significa necessariamente que houve um ganho de produtividade entre aqueles que usam os novos métodos — ao menos não segundo os números divulgados pela empresa. Ela afirma que, enquanto 2022 um projeto na Unity levava 218 dias em média para ficar pronto, esse intervalo subiu para 304 dias atualmente.

Inteligência artificial é usada por 62% dos estúdios, revela Unity
Foto: Divulgação/Pocketpair

Ao mesmo tempo, a companhia diz que 71% dos adeptos da inteligência artificial viram algum tipo de ganho operacional graças a ela. A grande maioria dos estúdios tem usado recursos do tipo para acelerar o processo de animar personagens, e também há uma grande adoção na hora de escrever códigos de programação.

Inteligência artificial é usada em várias áreas

Segundo a Unity, desenvolvedores também estão usando as tecnologias para gerar artes e fases, escrever diálogos e auxiliar no design narrativo. Além disso, muitos estão se aproveitando das ferramentas disponíveis para fazer testes automatizados para detectar possíveis problemas em seus trabalhos.

Inteligência artificial é usada por 62% dos estúdios, revela Unity
Foto: Divulgação/Embark Studios

A inteligência artificial tem se mostrado especialmente útil na criação de protótipos, que costumavam tomar até três meses do tempo de criadores em 2023. Além disso, 56% daqueles que confirmaram usar a tecnologia a usam para criar mundos, enquanto 64% a veem como uma oportunidade de povoá-los rapidamente.

A Unity afirma que suas conclusões são baseadas em dados de usuários de sua engine, bem como de uma pesquisa feita pela Cint em 2023. No entanto, como ela só contou com a participação de 300 pessoas, suas conclusões podem não representar o mercado como um todo. Uma pesquisa da GDC, divulgada em janeiro deste ano, mostrava que quase 50% dos estúdios já haviam adotado uma técnica do tipo em suas dinâmicas.

Fonte: Eurogamer

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