PSSR, upscaling do PS5 Pro, mira até em 8K a 60 FPS [RUMOR] – Wg Android

PSSR, upscaling do PS5 Pro, mira até em 8K a 60 FPS [RUMOR]

PS5 pro
Créditos: Sony

Enquanto o PS5 usa a primeira geração do AMD FSR para upscaling, o PlayStation 5 Pro usará sua própria tecnologia chamada de Spectral Super Resolution (PSSR), segundo insiders. Ela permitirá que o console mais forte entregue resultados entre 4K/120 FPS e 8K/60 FPS.

Tom Henderson, do Insider Gaming, segue recebendo mais informações de suas fontes e agora ele entra em mais detalhes sobre como funcionará essa tecnologia proprietária da Sony.

PlayStation 5 Pro

Entregar 120 FPS em uma resolução 4K, ou mesmo 60 FPS em 8K, não são tarefas nada simples mesmo para uma GeForce RTX 4090, que até atinge esses valores em alguns jogos nativamente, já em outros precisa do NVIDIA DLSS.

Segundo Henderson, esses são os planos da Sony. No momento, a provável versão Pro do console já consegue lidar com 4K a 60 FPS e 8K a 30 FPS com o PSSR. Para essa tecnologia funcionar, ela exige cerca de 250 MB de memória, 180 MB para a biblioteca PSML (machine learning) e 64 MB para o jogo.

O insider recebeu algumas imagens demonstrando como a tecnologia funcionará, mas não pôde revelá-las a pedido de sua fonte.

Em uma primeira situação, é mostrada uma imagem de um jogo em que o PS5 base consegue entregar 1080p/60 FPS no modo performance e 1800p/30 FPS no modo qualidade. Já o PlayStation 5 Pro, com o uso do PSSR, entregaria 1440 a 60 FPS.

Marvel’s Spider-Man 2
Foto: Divulgação/PlayStation

Em um segundo exemplo, com o jogo rodando com ray tracing, o PS5 Pro consegue atingir 60 FPS, embora a resolução não tenha sido revelada. Mas a versão base do console só consegue entregar o mesmo desempenho com os efeitos via ray tracing desligados.

Isso corrobora com outros rumores recentes, que apontam para um grande aumento de desempenho em jogos com ray tracing, algo que pode ir até quatro vezes mais do que a versão base do console, dependendo do título.

Isso, segundo o insider Kepler, seria possível graças a engine da arquitetura AMD RDNA 4 para lidar com esses efeitos, algo que ainda nem foi revelado oficialmente.

Aparentemente, de tudo que foi dito, o PSSR do PS5 Pro não deve ter alguma espécie de gerador de quadros, como acontece no NVIDIA DLSS 3 e AMD FSR 3, mas somente o upscaling de imagem, alterando resoluções de renderização e final, deve ser suportado pela tecnologia da Sony.

Fonte: Insider Gaming

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário