O PC gamer já está acostumado a ter os requisitos mínimos e recomendados em jogos no Steam. Para ter mais que isso, depende do estúdios, mas isso parece que deve mudar. O jogo Portal with RTX conta agora com o requisito ultra, sendo o primeiro a apresentar algo do tipo.
Portal with RTX recebeu suporte ao NVIDIA DLSS 3.5 que tem como foco melhorar os efeitos via ray tracing, que são o grande destaque dessa versão do jogo da Valve. Com isso, entre outras mudanças, veio também o requisito ultra.
Agora, o jogo passa a pedir um Intel Core i7-12700K ou AMD Ryzen 9 5900X, junto com uma GPU NVIDIA GeForce RTX 4080. Caso esse seja um novo padrão estabelecido, ainda existe um problema: a resolução e a taxa de frames prevista para esse requisito.
Isso é algo bastante comum em requisitos do sistema. Nos últimos anos, alguns desenvolvedores começaram a divulgar seus próprios requisitos de forma mais detalhes, contemplando níveis diferentes de hardware, com resoluções e FPS, alguns até mesmo dizem como seria o desempenho com geradores de quadro ativados.
A adição do requisito ultra em Portal with RTX não foi algo divulgado pelo Steam. Lembrando que o jogo é da Valve, mas essa versão repaginada é feita pela NVIDIA com o Lightspeed Studios, responsável também pelo Quake 2 RTX.
Eu dei uma olhada em outros jogos mais expressivos e pesados na biblioteca do Steam na tentativa de encontrar outro título com o requisito ultra. Aparentemente, Portal with RTX seria o primeiro (e único até agora), mas é difícil dizer se isso é um novo padrão da Valve para sua plataforma.
Requisitos de sistema exemplares
Os PC gamers também já estão acostumado a olharem torto para os requisitos de sistema de jogos, já que, dificilmente, refletem a realidade com exatidão. Mas vale aqui relembrar o caso de Lies of P e algo que deveria se tornar padrão nessa indústria.
Antes do lançamento de Lies of P, a Neowiz divulgou requisitos de sistema bastante detalhados que foram recebidos com elogios. A tabela dos desenvolvedores apresentava diferentes combinações de hardware, presets gráficos, resoluções e taxa de quadros.
Como se isso não fosse o bastante, o estúdio de Lies of P divulgou ainda um vídeo com todas as configurações testadas, mostrando que o jogo entregava realmente aquele desempenho prometido. Isso tudo resultou em um dos títulos mais otimizados dos últimos anos. E olha que foi feito em UE4.
Só nos resta esperar para vermos se os requisitos ultra no Steam virarão algo definitivo na plataforma.
Via: PCGamesN
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.