Conhecida por abraçar rapidamente novas tecnologias com resultados variados, a Ubisoft anunciou durante a GDC seu novo sistema “Newly Evolving NPCs”, ou simplesmente NEO NPCs. Desenvolvido em parceria com a Inworld AI, ele tem como objetivo criar personagens interativos mais realistas usando o poder da inteligência artificial.
Segundo a companhia, a ideia ainda não passou da fase de protótipo, e está sendo desenvolvida pela Ubisoft Paris em parceria com outra equipe de produção de tecnologias. Um número restrito de participantes do evento pode ver três demonstrações com aproximadamente 10 minutos de duração cada, que mostravam o sistema funcionando em um ambiente de jogo.
A Eurogamer afirma que, a todo momento, a Ubisoft destacou que os NEO NPCs ainda são uma “prova de conceito independente”. A companhia afirma que ainda está “arranhando a superfície” do que a inteligência artificial pode oferecer e que ainda não tem previsão de quando a novidade poderá estrear em um game comercial.
Ubisoft afirma que tecnologias baseadas em Chat GPT eram “rasas”
A publicadora francesa afirma que experimentos com plataformas LLM como o ChatGPT eram “rasas”, porque não traziam nenhuma fala capaz de impactar realmente um game. Ela explica que, com isso, NPCs construídos usando a ferramenta forneciam uma “interpretação de papeis”, mas não gameplay — e os NEO NPCs pretendem combinar as duas características.
No sistema criado pela Ubisoft, todas as interações com os personagens da tela são feitas usando falas do próprio jogador via um microfone. Eles também são capazes de interagir com elementos como telas de TV e outros personagens, criando diálogos em tempo real que respeitam o contexto proposto por um game.
Segundo a Eurogamer, as limitações impostas pela empresa para que os personagens funcionem dentro de um contexto definido fazem com que eles se pareçam muito com NPCs convencionais. A diferença é o fato de que eles podem responder a brincadeiras ou comentários sem sentido feitos pelos jogadores, sempre os redirecionando para a proposta de um jogo ou missão.
A empresa afirma que usa pelo menos 20 modelos para produzir os NEO NPCs, sendo alguns proprietários e outros abertos — mas não indica quais são eles no site oficial do projeto. A companhia explica que, no futuro, pode dar ao público novas maneiras de interagir com os personagens, mas reforçou que ainda está fazendo testes que podem não trazer resultados tangíveis no futuro.
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.