Uma nova atualização de firmware disponibilizada pela Sony traz o suporte do PlayStation VR 2 ao PC, algo que vem sendo pedido pelo público desde o seu lançamento em 2023.
O novo update garante que o PSVR 2 agora funciona sem as exigências de Extended Display Identification Data (EDID) e DisplayPort Compression (DSC), duas coisas que prendiam o uso do hardware ao PlayStation 5 desde a sua chegada.
No entanto, o usuário ainda não conseguirá conectar o dispositivo em seu computador para começar a se divertir. O PlayStation VR 2 ainda precisa fazer uso de uma porta USB-C que forneça 12V e uso alternativo do DisplayPort. A conexão VirtualLink é a única que fazia isto e foi descontinuada, exigindo que os usuários precisem de um adaptador.
Vale notar que o recurso ainda está em estágios de testes na Sony Interactive Entertainment e não deve ser liberado tão cedo para o público. Mesmo sem terem divulgado qual a compatibilidade do PSVR 2 com os games nos PCs, é possível que não haja restrições de experiências – contanto que envolvam a realidade virtual, lógico.
Além disso, a própria Sony Interactive Entertainment não se pronunciou oficialmente sobre o suporte do PlayStation VR 2 nos computadores. Há um mês, eles revelaram que existiam planos para isso, mas novos detalhes devem ser divulgados quando vencer as barreiras físicas que impedem seu funcionamento hoje.
O PlayStation VR 2 repete erros do anterior
Mesmo com um grande potencial e carregando consigo soluções muito bem-vindas no segmento da realidade virtual, o PlayStation VR 2 não está atingindo bons números de vendas e se mantém sem um grande suporte das desenvolvedoras third-parties.
Além dos estúdios internos da Sony Interactive Entertainment, poucas exploraram o seu uso – como a Capcom, com Resident Evil 4: VR Mode e a Hello Games com No Man’s Sky.
Trazer suporte aos computadores com o PlayStation VR 2 é uma solução para conseguir comercializar unidades com mais facilidade – além de chamar a atenção para um suporte maior de outras desenvolvedoras.
Outro grande impasse que a Sony enfrenta para o aumento de sua popularidade é com seu preço, vendido ao preço sugerido de $549,99 ($50 a mais do que o próprio console PlayStation 5).
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.