Através de sua Comissão de Comércio Federal (FTC), o governo dos Estados Unidos bloqueou os planos de adotar uma nova tecnologia de reconhecimento facial para games. Criada pela Yoti em parceria com a SuperAwesome, a solução tinha como objetivo identificar a idade de pessoas e poderia ser aplicada dentro de jogos online como Fortnite.
A tecnologia chegou a ser classificada pela ESRB, órgão norte-americano responsável por definir a classificação etária de games. Na época, a entidade explicou que a solução foi criada para permitir que jogos se adequassem ao COPPA (Children’s Online Privacy Protection Rule), que exige consentimento parental para jogadores que possuem menos de 13 anos de idade.
O quadro de diretores da FTC decidiu de forma unanime por impedir que a tecnologia de reconhecimento facial seja usada em seu formato atual. No entanto, o grupo não bloqueou a possibilidade de que um novo pedido por sua aplicação seja feito no futuro, tampouco diminuiu os méritos que a solução pode trazer.
Tecnologia de reconhecimento facial foi criada para jogos
Na época em que a tecnologia foi apresentada, a ESRB afirmou que ela tinha como único objetivo impedir que crianças fingissem ter o consentimento de seus pais para jogar games acima de suas idades. Ela também afirmou que a solução não armazenava dados de forma permanente, tampouco precisava da aprovação da FTC para ser usada.
O órgão autorregulatório da indústria de games respondeu às preocupações do público de que estava registrando e armazenando imagens de crianças, que poderiam provocar muitos danos caso caíssem nas mãos erradas. Ele também reforçou que as informações registradas eram poucas e se limitavam a dar um positivo ou negativo sobre a checagem de idade de uma pessoa.
Dada a polêmica envolvendo o assunto, não está claro se a ESRB vai fazer uma nova tentativa de registrar a tecnologia junto à FTC. Ela também pode acabar usando o sistema de reconhecimento facial sem aprovação do órgão, mas isso certamente deve vir acompanhado por uma nova rodada de acusações de violação de privacidade.
Fonte: Eurogamer
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.