Algumas pessoas veem mais quadros por segundo que outras, revela estudo – Wg Android

Algumas pessoas veem mais quadros por segundo que outras, revela estudo

Algumas pessoas veem mais quadros por segundo que as outras, revela estudo
Créditos: Divulgação/Riot Games

Caso você sempre tenha duvidado daquele amigo que afirma não ver diferenças entre jogos rodando em 30 ou 60 FPS, a ciência pode explicar esse comportamento. Um novo estudo conduzido pela Trinity College, em Dublin (Irlanda) afirma que pessoas tendem a ter percepções diferentes da maneira como as imagens de um jogo são transmitidas.

A investigação dos pesquisadores se centrou em uma característica humana conhecida como “resolução temporal”. Ela é conhecida por medir nossas habilidades de diferenciar entre elementos de um ambiente e reagir a mudanças neles, algo que é essencial em jogos, especialmente aqueles de alto desempenho.

Algumas pessoas veem mais quadros por segundo que as outras, revela estudo
Foto: Divulgação/Valve

Usando uma lanterna piscando 35 vezes por segundo, os pesquisadores descobriram que algumas pessoas veem isso como um sinal de luz constante. Em compensação, outras conseguiam diferenciar bem os intervalos, mesmo quando a frequência deles chegava a 60 vezes por segundo.

Estudo revela diferença de atletas de elite

Segundo a Trinity College, o estudo mostra que pessoas adaptadas a uma resolução temporal maior são capazes de ver “um pouco mais de informações visuais”. Com isso, elas tenderiam a ter um desempenho maior em esportes que exigem reações rápidas, como futebol, tênis ou basquete. Da mesma forma, elas tenderiam a ser mais habilidosas em games competitivos.

Algumas pessoas veem mais quadros por segundo que as outras, revela estudo
Foto: Divulgação/Riot Games

O estudante de pós doutorado Clinton Haarlem, um dos autores da pesquisa, afirma que essa diferença pode explicar como algumas pessoas se adaptam mais rapidamente a um jogo do que as demais. “Elas podem ter uma vantagem sobre os outros antes mesmo de pegarem uma raquete e acertarem uma bola de tênis, ou pegarem um controle e entrarem em algum mundo de fantasia online”, explicou.

O estudo revela que não há diferenças entre a resolução temporal média de homens e mulheres com idades entre 18 e 35 anos. No entanto, ele mostra que há uma tendência de que ela diminua com o avanço da idade, o que pode ajudar a explicar porque ainda são poucos os atletas de eSports que continuam ativos em alto nível após ultrapassar a barreira dos 30 anos de idade.

Fonte: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário