Roblox defende que crianças criem jogos e ganhem dinheiro na plataforma – Wg Android

Roblox defende que crianças criem jogos e ganhem dinheiro na plataforma

Roblox defende que crianças criem jogos e ganhem dinheiro na plataforma
Créditos: Divulgação/Roblox

A plataforma de jogos e experiências Roblox é conhecida não apenas por sua imensa popularidade, mas também por ser composto por criações da comunidade. Isso é feito pelo Roblox Studio, um conjunto de recursos que permite a qualquer usuário desenvolver as próprias ideias, disponibilizá-las e até gerar uma receita a partir delas.

Só que esse serviço é também bastante polêmico. O Roblox Studio é liberado para qualquer faixa etária e a companhia já foi acusada de explorar o trabalho de crianças e adolescentes, já que fica com uma fatia da renda dos projetos.

Fonte da imagem: Divulgação/Roblox

Em entrevista ao Eurogamer, o chefe do Roblox Studio, Stefano Corazza, tentou falar os pontos positivos desse sistema. No geral, o executivo rejeita as críticas de que ele é trabalho infantil e diz até que está fazendo uma boa ação.

“Você pode falar isso para um monte de coisas, certo? Por exemplo, você pode dizer ‘Ok, nós estamos explorando trabalho infantil, né?’. Ou então você pode falar que nós estamos oferecendo a pessoas de todo o mundo a capacidade de ter um trabalho e talvez até uma renda“, defende.

O executivo sugeriu ainda que essa pode ser a única fonte de dinheiro de pessoas menos favorecidas.

“Então eu posso ter uns 15 anos de idade na Indonésia, vivendo em uma favela. E agora, só com um notebook, eu posso criar algo, fazer dinheiro e então sustentar a minha vida“, diz Corazza. Ele chama o sistema de “o maior presente” que muitas pessoas podem ganhar e que nenhum dos jovens já acusou a plataforma de ser exploratória.

Roblox acumula polêmicas em outras práticas

Na entrevista, Corazza diz que o acesso a crianças é uma consequência da democratização da ferramenta. O executivo também defendeu que o Roblox Studio pode ser usado como uma forma de introdução à programação, o que pode virar uma carreira no futuro.

A empresa, entretanto, alega que a maior parte dos desenvolvedores, inclusive os que monetizam os jogos, na verdade está na faixa dos 20 anos de idade.

A plataforma já foi processada por pais preocupados com os gastos dos filhos no jogo e tem adotado mecanismos de inteligência artificial em alguns setores. Além disso, ela é considerada insegura pela quantidade de credenciais disponíveis em fóruns ou bases de dados vazados.

Fonte: Eurogamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário