Analista afirma que modelo de exclusivos de Nintendo e PlayStation é “quebrado” – Wg Android

Analista afirma que modelo de exclusivos de Nintendo e PlayStation é “quebrado”

Nintendo/PlayStation
Créditos: Montagem sobre imagens da Nintendo e Sony

Exclusividade de jogos é um assunto em alta na indústria de games nos últimos meses. Com os jogos da Microsoft indo para as plataformas rivais, Michael Pachter, conhecido analista, afirma agora que a insistência da Nintendo e Sony em jogos exclusivos é uma decisão errada.

Em um dos vídeos mais recentes em seu canal no YouTube, Pachter comenta sobre os primeiros passos da Microsoft em disponibilizar seus jogos de Xbox em outras plataformas e afirma a empresa que faz isso, porque o modelos da Nintendo e Sony são “quebrados”.

“Por que estão lançando exclusivos em outras plataformas? O motivo para estarem fazendo isso, é porque o modelo da Nintendo e o modelo da Sony de jogos próprios em plataformas próprias é o modelo errado. É um modelo quebrado.”

The Legend of Zelda Tears of the Kingdom
Foto: Divulgação/Nintendo

“A Nintendo começou isso em 1985. Durou 40 anos. A Sony copiou isso em 1995 com o PlayStation, a Microsoft copiou isso em 2001 com o Xbox e durante muito tempo funcionou e depois deixou de funcionar”, complementa.

Com exceção da Microsoft que quase sempre lançou seus jogos exclusivos de Xbox para PC (atualmente qualquer jogo first-party vai para o PC), a Sony foi a primeira a começar a quebrar essa questão de exclusivos de seus estúdios com o lançamento de Horizon Zero Dawn em 2020 para PC.

Agora, quatro anos depois, as plataformas de PC, como Steam e Epic Games, já contam com 15 títulos que antes eram exclusivos de consoles PlayStation. Mas isso não acontece da mesma forma como faz a Microsoft, já que a Sony prioriza o lançamento inicial para sua plataforma proprietária.

Multiplataforma gera mais dinheiro

“Apoiar o seu conteúdo ao gerir a distribuição em sua plataforma é como um estúdio de filme ser dono de uma cadeia de cinemas e a única forma de ver o filme é nos seus cinemas. Isso funcionará e ganharão dinheiro, mas não farão tanto dinheiro quanto fariam se colocassem os filmes em seis ou sete outras formas diferentes”, explica o analista.

Esse é um fato que a própria Sony já percebeu e deixou bem claro. Em fevereiro, Hiroki Totoki, CEO da Sony Interactive Entertainment, disse o seguinte:

“Então se você tem conteúdo first-party forte, não apenas em nosso console, mas também em outras plataformas como os computadores, os first-party podem crescer em várias plataformas e isso pode ajudar a melhorar os lucros. Então isso é outra coisa na qual queremos proativamente trabalhar”.

Enquanto o Xbox e a Sony já se posicionaram em relação a exclusivos, mesmo que cada um do seu jeito, a Nintendo continua na dela e se quiser jogar um de seus jogos, vai precisar de sua plataforma.

Via: WCCFtech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário