IA generativa em Hellblade 2: “um meio para um fim” – Wg Android

IA generativa em Hellblade 2: “um meio para um fim”

Senua's Saga: Hellblade 2
Créditos: Ninja Theory

Os jogos têm usado cada vez mais IA generativa e Senua’s Saga: Hellblade 2 não é uma exceção. Mas, nesse caso, o uso foi mais simples. Segundo os desenvolvedores da Ninja Theory, o uso desse recurso se restringiu a “ideias para iluminação” e “coisas do tipo”.

“Eu vejo isso como ferramenta. Eu acho que é um meio para um fim. Bem no começo, nós fizemos alguns experimentos usando IA generativa para gerar algumas ideias, mas é só mais uma ferramenta em nosso arsenal”, disse Dan Atwell, diretor de arte de ambientes, ao PCGamesN.

Segundo Attwell, o uso do recurso foi para conseguir “ideias para iluminação, composição e coisas do tipo, mas não necessariamente ‘eu quero um design para algo’”.

Senua's Saga: Hellblade 2

A fala do desenvolvedor não deixa claro que se foi feito o uso efetivo de IA generativa no jogo, ou se foram feitos somente experimentos para a Ninja Theory ter uma ideia de como ficaria determinados elementos.

Hellblade 2 tem assets baseados em objetos reais

De qualquer forma, Hellblade 2 conta com inúmeros assets criados baseados na realidade. A própria Ninja Theory já mostrou que cria objetos e roupas que serão usados no jogo e isso é algo que o diretor de ambientes do jogo enfatiza.

“A ideia sempre era: se quiséssemos criar algo que serviria de apoio, então pesquisávamos isso de forma apropriada. Nós não estamos inventando, estamos baseando isso em coisas do mundo real”, disse Attwell.

“Para nós, a narrativa e a imersão são chaves”, afirma Mark Slater Tunstill, diretor de efeitos visuais de Hellblade 2. “Definitivamente, tudo é feito à mão e sob medida”.

Hellblade 2
Foto: Divulgação/Ninja Theory

Nat Smith do PCGamesN relata que, durante sua visita ao estúdio da Ninja Theory, ela pôde ver as criações citadas pelos desenvolvedores, como totens nórdicos, usados na ambientação do jogo, além das roupas dos personagens, tudo criado à mão.

Quando o assunto é IA generativa, recurso usado para construir, principalmente, ambientes como cenários amplos abertos sem muitos detalhes, sempre existe uma certa desconfiança por parte dos jogadores.

Recentemente, o Larian Studios, de Baldur’s Gate 3, disse que vê potencial em uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de jogos, mas prefere trabalhar com profissionais capacitados.

Senua’s Saga: Hellblade 2, com uso de IA generativa ou não, chega em pouco mais de um mês, 21 de maio, para PC, Xbox Series X|S e Game Pass para ambas as plataformas.

Fonte: PCGamesN

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário