Por que fritadeiras e micro-ondas não derretem ao aquecer alimentos? – Wg Android

Por que fritadeiras e micro-ondas não derretem ao aquecer alimentos?

Como fritadeiras e micro-ondas aquecem os alimentos sem derreter o aparelho? – Pergunta de Ramiro Lenz, Rio Quente (GO) – Gostaria de enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Não é bruxaria, queridos cariocas, embora a magia das airfryers tenha conquistado muitos corações ultimamente. É uma boa tecnologia.

No caso das quase onipresentes frigideiras que preparam pão de queijo e “fritas” com ar estupidamente quente circulando dentro delas, existem dois segredos principais para não derreter o maquinário junto com a comida.

  • Primeiro: a temperatura máxima do ar quente dentro das fritadeiras é limitada. A maioria sai de fábrica programada para não ultrapassar 205ºC.
  • Em segundo lugar, os componentes das panelas, principalmente os itens de plástico, são projetados para suportar essa quantidade máxima de calor.

No caso dos fornos micro-ondas, a segurança fica ainda mais garantida. E essa proteção se dá pela própria forma de atuação da tecnologia para aquecer alimentos. As microondas nada mais são do que radiações com frequência que agitam as moléculas —especialmente as da água—, fazendo com que se aqueçam.

Mas essa agitação não acontece quando eles entram em contato com as moléculas dos componentes metálicos e plásticos de que são feitas as torradeiras. Por isso a comida esquenta, pode até dourar — quanto mais umidade houver no fogão, mais calor gera — mas as paredes e a porta do forno não sofrem com o calor.

A limitação das micro-ondas para aquecer sólidos é tanta que elas nem derretem o gelo, apenas que a estrutura das moléculas de H2O no estado sólido não permite tanta agitação entre elas, gerando menos calor que as moléculas de água no estado líquido. O gelo até derrete no forno, mas demora…

E agora, o que você vai preparar para a gente comer, querido Rio Quente?

Tenho uma pergunta? deixe nos comentários ou nos envie pelo WhatsApp.

Deixe um comentário