Depois de quase dois anos a Microsoft finalmente concluiu a maior aquisição da história do entretenimento, pagando mais de 68 bilhões de dólares pela Activision Blizzard King.
Porém, por mais que seja inevitável pensar que agora o Xbox tem em seu catalogo first party franquias lendárias como Call of Duty, Crash, Warcraft e muitas outras, existe muito mais a se observar.
A Activision é uma das pioneiras na história dos games, sendo uma das primeiras grandes desenvolvedoras e publicadoras, tendo assim um legado incrível.
A partir de agora, além de jogos modernos, o legado de títulos como Pitfall, River Raid, Enduro e muitos outros também é da Microsoft, e isto pode ser uma mina de ouro!
Podemos facilmente pensar nesses jogos clássicos “reimaginados” para nova geração, mas o mercado de jogos clássicos também é muito forte, de modo que, a Microsoft vai poder explorar também esse legado.
Coletâneas desses jogos, consoles retrô, outras mídias, enfim, a Microsoft e o Xbox se fortalecem muito com essa rica história da Activision nos games.
PC Game Pass
O PC Game Pass é mais um serviço que promete se transformar nos próximos anos, afinal, a tendência é que o serviço passe a abrigar tudo que hoje está na Battlenet da Activision.
World of Warcraft e Starcraft, que são algumas franquias lendárias dos PCs, sem dúvida vão brilhar no Game Pass para PC.
É claro que ainda fica a expectativa/sonho de alguns desses títulos também chegarem ao Xbox, afinal, já ouve uma versão de Starcraft para Nintendo 64 e a Microsoft sabe portar jogos de PC para o console, vide Age of Empires.
Reviver franquias
Outro ponto que enche de entusiasmo os fãs de Xbox, é a possibilidade de no futuro, a plataforma reviver algumas das franquias da Activision.
E opções definitivamente não faltam com títulos como Guitar Hero, Prototype, Skylanders, Tenchu, Vigilante 8, Soldier of Fortune e por aí vai.
Claro que a retrocompatibilidade também é um caminho, mas com certeza seria muito interessante ver alguns remakes sendo pensados para estes títulos.
Mobile
A King por sua vez é uma espécie de bilhete premiado para a Microsoft, fazendo com que a empresa e o Xbox rapidamente se tornem uma das principais plataformas de jogos mobile.
Sim, Candy Crush é gigante, assim como Farm Hero´s Saga e acreditem, são franquias que dão muito lucro.
Além de jogos do Xbox por streaming, a tendência é que os dispositivos móveis ganhem muito mais conteúdo com o tempo, sendo inclusive possível que a King desenvolva mais jogos com franquias da Microsoft.
O que não deixa dúvidas é que o futuro da indústria passa diretamente pela Microsoft, que com o Xbox e todos os seus estúdios, tecnologia Azure e claro, poder financeiro, tem tudo para ditar as regras para o futuro dos games.