EA Sports FC 24 vs. FIFA 23: quais as novidades e diferenças? – Wg Android

EA Sports FC 24 vs. FIFA 23: quais as novidades e diferenças?

EA Sports FC 24 vs. FIFA 23: quais as novidades e diferenças?
Créditos: Divulgação/EA Sports

Apesar de lançar um novo título a cada ano, a atualização do simulador de futebol da Electronic Arts (EA) é especial desta vez por marcar uma grande mudança na identidade visual da franquia.

Depois de quase três décadas de parceria, a licença com a FIFA terminou oficialmente e o jogo deixa de trazer o nome da entidade organizadora do esporte, dando destaque à própria marca do estúdio. Entretanto, toda a base da franquia continua estabelecida, as licenças seguem em vigor e os modos de jogo favoritos da comunidade permanecem, recebendo melhorias importantes neste ano.

Com a chegada de EA Sports FC 24 para PC e consoles, separamos as principais novidades do novo título, sempre comparando com a atualização anterior.

As diferenças entre EA Sports FC 24 e FIFA 23

Hypermotion V

Apesar de manter a engine Frostbite como base do game, EA Sports FC 24 traz uma série de melhorias de jogabilidade em relação ao título anterior, tanto a nível de animações quanto no gameplay.

Boa parte disso é graças ao Hypermotion V, o novo sistema da desenvolvedora para captura dos movimentos usado nas centenas de novas animações nos atletas virtuais.

Fonte da imagem: Divulgação/EA Sports

Essa plataforma coletou dados volumétricos de mais de 180 partidas de verdade e de competições de renome, como a UEFA Champions League, a Premier League (Campeonato Inglês) e LaLiga (Campeonato Espanhol), tanto nas modalidades masculina quanto feminina. Isso significa que foram capturadas informações de times jogando partidas inteiras, graças a um conjunto de câmeras instalado ao redor do estádio.

De posse desses dados, o sistema ensina o algoritmo de aprendizado de máquina a recriar os movimentos nas mais de 11.000 animações — quase o dobro do ano passado. O Hypermotion V garante ainda movimentos de mais de 1.200 das melhores estrelas e capacidade de recriar ações corporais únicas, como a corrida e as acrobacias de finalização de Haaland, ou a ginga de Vinicius Jr. 

Fonte da imagem: Divulgação/EA Sports

A melhoria na engine ainda trabalha em ritmo e fluidez, com mais animações de proteção de bola e física realista de disputas aéreas. Vale lembrar, entretanto, que o Hypermotion V só está disponível nas versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

PlayStyles 

A coleta de dados de jogadores reais que se destacam em seus clubes também está presente em outro recurso inédito de EA Sports FC 24. As PlayStyles são “habilidades especiais” de certos jogadores, que garantem vantagens aos atletas em certos aspectos técnicos.

Fonte da imagem: Divulgação/EA

Esses estilos de jogo incluem Superchute, Força no cabeceio, Passe longo, Domínio de bola, Carrinho limpo e Braço elástico, por exemplo, e não são aleatórias: se o atleta é bom nesse aspecto na vida real, ela será incorporada no jogo.

O recurso tem ainda um nível ainda mais avançado, as PlayStyles+, que fazem ainda mais diferença em momentos do jogo.

Quantidade de licenças

Em termos de licenças, os números aproximados seguem os mesmos entre FIFA 23 e o seu sucessor: são mais de 19.000 atletas de 700 times e 30 ligas, com uma centena de estádios reais.

As adições de campeonatos são da modalidade feminina: o Google Pixel Frauen-Bundesliga, que é a competição nacional da Alemanha, e a Liga F, da Espanha, com todos os clubes adicionados.

O caso do Brasil segue o mesmo da edição anterior, com a falta de licenças oficiais por uma falta de representatividade dos atletas nas negociações com a EA Sports. A presença dos times nacionais se restringe apenas aos times que jogaram a Libertadores e a Sul-Americana este ano, atuando em modos de jogo como o Ultimate Team — porém trazendo somente escudo e uniformes, com jogadores genéricos e gerados pelo sistema.

Modo Carreira

O Carreira recebeu algumas adições pontuais em EA Sports FC 24 e agora está mais segmentado em duas experiências: para você assumir o controle de um time como técnicom, ou então sendo um só atleta em campo.

Como manager, agora você tem acesso ao chamado “Sistema de gerenciamento total” para se envolver em todas as principais decisões do clube, seja pela visão tática ou ao contratar auxiliares técnicos que ajudem você em departamentos ou setores.

Os planos de treinos ficaram mais complexos e personalizados, com resultados evidentes de acordo com a configuração e a preferência do próprio jogador a certos movimentos. Além disso, novas animações, como celebrações em ônibus e eventos de premiação, também foram adicionadas.

Já como jogador, a novidade deste ano é a inclusão de um agente, que vai cuidar da sua carreira em termos de transferências. O atleta ainda terá um gerador de objetivos, para garantir que ele continuará no clube ou então tem capacidade para receber uma oferta.

Ultimate Team

O modo favorito de boa parte da comunidade — e odiado pelos demais jogadores — passou por uma reformulação em diversos aspectos.

A maior mudança é a inclusão de jogadoras do futebol feminino no time, gerando equipes mistas que podem dividir a química entre si. Assim, colocar no clube atletas do Barcelona lado a lado, como Alexia Putellas e Robert Lewandowski, terá o mesmo peso na atribuição de entrosamento.

Novos ÍDOLOS foram adicionados, inclusive lendas do futebol feminino. Além disso, a tecnologia PlayStyles foi incorporada no modo, valendo para os atletas com habilidades destacadas.

Outra adição inédita é a possibilidade de melhorar atletas no seu clube, no chamado Evoluções do Ultimate Team. Ao concluir uma série de objetivos com algum jogador, você pode melhorar habilidades individuais, PlayStyles e notas gerais de alguém que talvez ainda não tenha status tão altos no jogo, transformando ele em referência no time.

Essa novidade deve fazer com que os clubes sejam mais diferentes entre si nas escalações, já que não apenas as cartas mais manjadas de cada ano serão usadas pela maioria dos jogadores.

Clubs

O Clubs, que era chamado de Pro Clubs no FIFA 23, recebeu o que a EA chama de “a maior atualização dos últimos tempos”. A sua primeira novidade é o crossplay, que funciona com base na geração das plataformas (ou seja, sem PS4 e PS5 jogando entre si, por exemplo) e sem incluir o Switch, que ao menos recebe o formato pela primeira vez.

Em estrutura, o modo ganhou um novo formato de Liga que dura cerca de seis semanas, um sistema de progressão compartilhada para que os clubes cresçam juntos e a inclusão das PlayStyles.

EA Sports FC 24 saiu em 29 de setembro de 2023 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC, além de ter uma versão para dispositivos móveis. O jogo teve 11,3 milhões de jogadores em sua semana de estreia, batendo o recorde estabelecido pelo próprio FIFA 23 um ano antes.

Fonte: EA Sports

Deixe um comentário