Call of Duty: Modern Warfare só teve sucesso ao parar de imitar Counter-Strike – Wg Android

Call of Duty: Modern Warfare só teve sucesso ao parar de imitar Counter-Strike

Call of Duty: Modern Warfare só teve sucesso por abandonar comparações com Counter-Strike
Créditos: Divulgação/Activision

Lançado em novembro de 2007, Call of Duty 4: Modern Warfare foi um dos principais responsáveis por tornar a série o fenômeno de audiência e vendas que permanece até hoje. Segundo desenvolvedores que trabalharam nele, isso só foi possível depois de o estúdio abandonar suas pretensões de “criar um Counter-Strike melhor”.

Ex-membro da Infinity Ward, Mackey McCandlish compartilhou com a IGN norte-americana algumas de suas lembranças de trabalhar na criação do game. “Naquela época, você podia colocar 64 jogadores ou mais em um servidor e você jogaria Search and Destroy, nossa versão de Counter-Strike. E então, assim você morresse, você estava fora”, explicou.

Segundo ele, Counter-Strike: Modern Warfare ganhou sua identidade quando o estúdio decidiu parar de competir com os grandes nomes do mercado na época. “Dissemos, ‘quer saber, nossos jogadores só querem jogar Team Deathmatch. Há algo que possamos fazer para tornar Team Deathmatch algo que nós também queremos jogar?’”, explicou.

Killstreaks diferenciaram Call of Duty: Modern Warfare

McCandlish afirma que uma das soluções encontradas pela Infinity Ward foi implementar sistemas que fizessem com que os jogadores sempre se sentissem recompensados. Isso resultou na solução conhecida como killstreaks, que destrava vantagens e novas ferramentas de ataque dependendo do desempenho de cada pessoa.

Call of Duty: Modern Warfare só teve sucesso por abandonar comparações com Counter-Strike
Foto: Divulgação/Activision

O desenvolvedor afirma que isso fez com que os jogadores de Call of Duty: Modern Warfare passassem a valorizar mais as vidas que possuíam. Afinal, em vez de simplesmente morrer e tentar novamente, eles também perderiam qualquer progressão temporária ou vantagem obtida até o momento.

McDandlish também explicou que isso acabou se tornando a base de todo o sistema de itens destraváveis presente no game de 2007. Isso também ajudou a diferenciar os games de outras séries de tiro do mercado, gerando com o passar do tempo um mercado de venda de cosméticos bastante importante para as finanças da Activision.

Fonte: PC Gamer

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