Olá, pessoal. Meu nome é Kei Komaki, sou produtor, e junto com Yuichiro Kitao, produtor e diretor de desenvolvimento, queremos dar aos fãs e novatos um mergulho profundo no processo de desenvolvimento de Star Ocean The Second Story R!
Esse novo remake do clássico RPG da era PlayStation será lançado para PS5 e PS4 em 2 de novembro de 2023 e expande a aventura original com mecânicas reformuladas, uma trilha sonora reorganizada com novas músicas e um novo e ousado estilo de arte “2,5D”.
A equipe toda se dedicou muito para criar essa aventura épica, então, com o lançamento do jogo, pensei em trazer um pouco dos bastidores e explicar como abordamos o desafio de refazer um jogo tão amado.
A remasterização decola
Talvez sua primeira pergunta seja: por que refazer Star Ocean The Second Story? A resposta mais simples é que os fãs não paravam de pedir! Mesmo enquanto continuávamos a desenvolver novos episódios da série, como Star Ocean The Divine Force, de 2022, os fãs continuavam pedindo o retorno de Star Ocean The Second Story!
Este ano é o 25º aniversário do lançamento original do jogo, então naturalmente começamos a pensar no que poderíamos fazer para marcar a ocasião. Na época, tive a sorte de conhecer Yuichiro Kitao, da Gemdrops, Inc., que acabaria trabalhando no desenvolvimento. Conversamos sobre o projeto e ele rapidamente abraçou a ideia de um remake.
Na verdade, não foi exatamente assim. Originalmente, planejávamos trazer o jogo de volta como uma remasterização, semelhante a Star Ocean First Departure R. No entanto, nossos planos mudaram drasticamente quando vimos uma arte conceitual criada pela equipe da Gemdrops Inc.
Essa arte trazia o estilo que acabaríamos usando no jogo: uma fusão de 2D e 3D. Os gráficos eram novos e modernos, mas ainda preservavam a atmosfera criada pela pixel art original. Ao mesmo tempo, a arte ainda permitia apresentar o mundo de uma forma fiel ao que cada jogador imaginou em suas mentes quando jogou a versão original; um verdadeiro mundo de aventura!
Criando 2,5D
Kitao (Gemdrops): Colocamos muito esforço na criação dos novos visuais. Queríamos um meio-termo entre algo que trouxesse memórias aos fãs que jogaram a versão de PS1 e o visual popular de hoje.
Mas esse não era nosso único objetivo; pensamos em nós mesmos como um dos personagens de pixel art e como seria o mundo a partir dessa perspectiva, como um mundo 3D realista. Então tentamos dar vida a isso nesses ambientes 3D.
Um Star Ocean para fãs e novatos
Komaki: Quando iniciamos o desenvolvimento em si, tínhamos dois direcionamentos principais: queríamos revisitar e preservar tudo o que fez o jogo original ser tão amado, mas também criar Star Ocean The Second Story R como um RPG moderno que agradaria os novos jogadores.
Grande parte da criação de um remake é respeitar as memórias dos fãs que apoiaram o jogo desde o seu lançamento no PlayStation original até hoje. Para isso, adicionamos muitos diálogos e sistemas de jogo que permitem que você conheça esses personagens incríveis em um nível mais profundo do que nunca.
Mas também era importante garantir que os jogadores que não jogaram o original pudessem aproveitar o jogo como uma experiência nova e moderna. Recriamos o sistema de batalha, por exemplo, transformando o combate original numa experiência mais atrativa e empolgante. Também adicionamos recursos que as pessoas esperam hoje, como viagem rápida e outros recursos de qualidade de vida.
Mantendo esses conceitos em mente durante o desenvolvimento, acredito que conseguimos criar um jogo que é igualmente divertido para os fãs e para aqueles que vão experimentar Star Ocean pela primeira vez!
Fazendo o combate brilhar
Komaki: Não queríamos reinventar completamente o sistema de combate de Star Ocean The Second Story R, e sim evoluir as batalhas do jogo original para algo que fosse igualmente divertido para os que já são fãs e para novos jogadores.
A primeira coisa que fizemos foi aumentar a velocidade geral do combate. Não apenas torná-lo mais rápido, mas também ajustar o ritmo.
Kitao: Também apresentamos novos sistemas, como Break e Assault Action. O recurso “Break” permite combinar ataques para quebrar os escudos dos inimigos e atordoá-los, enquanto “Assault Action” permite usar um personagem que não está em seu grupo ativo para lançar um ataque e participar de um combo.
A adição dessas mecânicas permite que o jogador aproveite batalhas mais estratégicas e tenha uma maior sensação de estar lutando ao lado de um grande elenco de aliados.
Você pode até trazer personagens de outros jogos de Star Ocean, incluindo alguns que foram criados em forma de pixel pela primeira vez! Sabemos que muitos jogadores já experimentaram outros jogos de Star Ocean, então trouxemos esses personagens como um presente para esses fãs. Você pode esperar muito das ações deles em batalha!
As mecânicas de Star Ocean The Second Story R foram implementadas para encorajar os jogadores a sempre pensar sobre a melhor forma de lutar para ter vantagem na batalha. Damos muitas opções aos jogadores!
Considerações finais
Komaki: Quando anunciamos Star Ocean The Second Story R, todos na equipe queriam ver o que as pessoas diriam sobre o estilo de arte, e estávamos particularmente interessados em ver o feedback dos jogadores da demo. Sendo assim, estou muito orgulhoso e grato pela recepção positiva de tantas pessoas que disseram estar ansiosas pelo jogo.
Star Ocean The Second Story R estará disponível no PS5 e PS4 em 2 de novembro de 2023. Se você jogar, esperamos que o jogo fique na sua memória e que você espalhe a palavra e conte a outras pessoas sobre essa aventura de Star Ocean que nossos fãs ajudaram a criar!