Criadores de THE FINALS explicam o uso de vozes geradas por inteligência artificial – Wg Android

Criadores de THE FINALS explicam o uso de vozes geradas por inteligência artificial

Criadores de THE FINALS explicam o uso de vozes geradas por inteligência artificial
Créditos: Divulgação/Embark Studios

Apesar de a estreia do Beta aberto de THE FINALS ter rendido uma boa audiência para a Embark Studios, ele não aconteceu sem algumas controvérsias. Além de a empresa ter tido alguns problemas com seus servidores, ela também passou a ser criticada por alguns dubladores e jogadores por sua decisão de usar um sistema de narração baseado na inteligência artificial.

Em um pronunciamento enviado à IGN norte-americana, a companhia afirma que realmente usa um sistema de conversão de texto em discurso, mas não dispensa o trabalho de atores reais. Segundo ela, sua intenção não é fazer games sem profissionais de dublagem, que surgem em diferentes contextos do jogo de ação.

Usamos uma combinação de áudio de voz gravado e áudio gerado através de ferramentas de texto para voz (TTS) em nossos games, dependendo do contexto”, afirmou a criadora de THE FINALS. “De vez em quando, gravar cenas reais nas quais os atores estão juntos — permitindo a química entre personagens e conflitos que modal o resultado — é algo que adiciona profundidade ao mundo de nossos games que a tecnologia não pode emular”.

THE FINALS adota múltiplos sistemas

A Embark Studios afirma que usa as técnicas de inteligência artificial em situações contextuais do game, como nos chamados feitos por personagens. Ela explica que as técnicas de texto para voz são usadas como uma solução para os momentos em que outras soluções não dariam a ela a agilidade necessária.

Criadores de THE FINALS explicam o uso de vozes geradas por inteligência artificial
Foto: Divulgação/Embark Studios

Em julho deste ano, a desenvolvedora de THE FINALS havia revelado que as vozes gravadas do jogo não dependiam de atores profissionais. Na época, ela afirmou que usava alguns de seus funcionários para gravar grunhidos e outros tipos de sons que seu sistema de inteligência artificial não era capaz de gerar — situação que parece ter mudado, segundo o comunicado desta semana.

Apesar de o uso da tecnologia ser vista como algo inevitável para a indústria dos jogos, algumas entidades lutam para que isso não ocorra de forma indiscriminada. No final de setembro, atores de voz representados pelo SAG-AFTRA votaram a favor de uma possível paralização caso empresas não se mostrem dispostas a negociar termos que sejam benéficos para ambos os lados.

Fonte: VGC

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário