Olá! Eu sou Jon Armstrong, piloto de rali e designer de jogos da Codemasters. Tenho notícias empolgantes para compartilhar. Hoje, quero falar sobre como usamos a potência do PlayStation 5 para criar a experiência mais imersiva possível no EA Sports WRC, com lançamento em 3 de novembro.
Pergunta: Como o EA Sports WRC aproveita a potência e as funcionalidades do PS5 para aprimorar o realismo de sua experiência de rali?
Resposta: Nós fizemos uso das funcionalidades do PlayStation 5 para aprimorar o EA Sports WRC de diversas maneiras. Em primeiro lugar, tiramos proveito do SSD para reduzir muito os tempos de carregamento do jogo, permitindo que os jogadores entrem em ação em instantes. Além disso, o controle sem fio DualSense do PlayStation 5 fornece uma sensação realista e verdadeira da movimentação do carro, proporcionando um controle elevado e uma conexão mais profunda à experiência de pilotagem.
Pergunta: Você pode dar exemplos de como o jogo aproveita o hardware do PS5, como o Ray Tracing, para criar ambientes mais imersivos e visualmente impressionantes?
Com a poderosa GPU do PS5, podemos criar sombreadores complexos que combinam vários materiais diferentes em um nível inédito, simulando superfícies variadas e detalhadas em cada ambiente com texturas lado a lado, geradas sob demanda, graças ao disco de alta velocidade do PS5.
Com a configuração correta, as otimizações específicas de buffer de profundidade do PlayStation 5 permitem lidar com a folhagem de maneira muito mais eficiente que antes, o que é fundamental para chegar à taxa estável de sessenta quadros por segundo em todos os ambientes. Agora podemos renderizar rastros de poeira muito longos que aumentam o realismo e criam cenas espetaculares, ótimas para o modo de fotos.
Pergunta: Como o jogo utiliza os recursos do controle DualSense do PS5, como a resposta tátil e os gatilhos adaptáveis, para simular a sensação de dirigir um carro de rali, aproximando o mundo virtual do mundo real?
Resposta: O controle DualSense do PlayStation 5 utiliza dados de física e áudio para melhorar a integração entre a pessoa jogando e o carro. Ao incorporar informações direcionais relativas a colisões com o ambiente, à suspensão e aos pneus, o controle proporciona uma maior sensação de imersão durante o jogo, e a pessoa jogando sente o que o carro está fazendo e pode responder intuitivamente ao comportamento do carro em cada situação.
Além disso, aproveitamos os gatilhos adaptáveis para proporcionar a sensação de perda de tração, que naturalmente ajuda os jogadores a equilibrar freios e acelerador.
Pergunta: Como o poder aumentado de processamento do PS5 contribui para o maior realismo da física e das mecânicas de direção no World Rally Championship?
Com a rapidez da transmissão de dados do disco rígido, podemos acrescentar texturas em camadas à pista conforme ela se degrada. As texturas afetam a geometria física da pista por vértice e a superfície física em que você dirige por triângulo. Então, dependendo da ordem da largada do rali, você pode encontrar um circuito novo e liso, pedras irregulares ou até mesmo atoleiros, refletindo a experiência dos pilotos de rali da vida real.
Pergunta: Existem planos de utilizar as funcionalidades de áudio em 3D do PS5 para aprimorar a imersão no jogo, reproduzindo o som dos motores ou dos arredores, por exemplo?
Resposta: O que realmente diferencia o rali de outros esportes automobilísticos é a grande variedade de locais e superfícies em que você dirige. Com o poder do áudio em 3D, podemos aumentar a imersão usando recursos ambissônicos de 3ª ordem para obter sons do ambiente, dados posicionais dinâmicos de reflexão do som e sons de torcida, além da virtualização surround que oferece informações precisas de posição na mixagem de som. Esses esforços visam criar uma paisagem sonora altamente realista e envolvente para os jogadores, melhorando a experiência geral do rali do jogo.
Nós sabemos que a comunidade gosta muito de dirigir usando as câmeras internas. Por isso, garantimos o uso de recursos ambissônicos também dentro do carro. Isso foi feito com uma reverberação da convolução para a visão das câmeras internas, também usando recursos ambissônicos, para criar uma experiência de áudio intensa e realista para quem usa câmeras internas e não ouviria todos os sons do ambiente fora do carro.
Pergunta: Como a versão para PS5 do World Rally Championship aproveita a arquitetura avançada de memória e armazenamento do console para gerar pistas de rali maiores e mais detalhadas, aumentando ainda mais o realismo do jogo?
Com as incríveis velocidades de leitura do PlayStation 5, conseguimos transmitir as pistas antes que você chegue àquela área, gerando dados que normalmente ocultaríamos com uma tela de carregamento (como a degradação da pista) sem comprometer a densidade e a complexidade do ambiente, mantendo uma taxa de quadros estável.
Assuma o volante no WRC EA Sports para PS5, lançado em 3 de novembro.