A franquia de jogos de tiro em primeira pessoa Call of Duty celebrou um marco importante no último domingo (29).
A data marca o aniversário de 20 anos do lançamento do primeiro título da série, que atualmente é uma das mais populares e lucrativas de toda a indústria.
Como parte da celebração, a desenvolvedora Activision liberou um vídeo que traz momentos marcantes de vários jogos da saga, com combates intensos, a formação de comunidades nas partidas multiplayer, referências na cultura pop e momentos marcantes nas campanhas.
“Das memórias inesquecíveis em campos de batalha imersivos até os amigos da vida real e os jogos que viram a noite”, diz a descrição do clipe, que agradece a toda a “CoDnation” por se manter fiel aos títulos.
O primeiro de muitos Call of Duty
Chamado apenas de Call of Duty — que é “chamado ao dever” ou “convocação ao dever”, em tradução livre para o português, o primeiro jogo da franquia foi lançado inicialmente só no PC por uma pequena equipe do recém-formado estúdio Infinity Ward.
A ideia dos desenvolvedores era mudar o gênero de jogos de tiro em primeira pessoa ao contar uma história da Segunda Guerra Mundial do ponto de vista de vários combatentes comuns, que rivalizasse com outra série já estabelecida: Medal of Honor, franquia em que boa parte da equipe havia trabalhado antes.
Com 24 missões ao todo, a campanha do título original coloca você na pele do soldado Martin (da 101ª Airborne Division dos Estados Unidos), do sargento Evans (da 6ª Airborne Division do Reino Unido) e do soviético Alexei, que passa de cidadão comum a convocado para a batalha.
O personagem capitão Price, que foi reimaginado mais de uma vez ao longo da série, também estreia aqui. Fora a campanha, o jogo trouxe ainda um modo multiplayer com uma pegada arcade que virou o destaque de cada novo jogo, já com mapas de ambientes diferentes e desafiadores.
Bastante elogiado pela crítica especializada, o primeiro Call of Duty venceu o prêmio de Jogo do Ano da Academy of Interactive Arts & Sciences (AIAS). O jogo foi um dos dez mais vendidos daquele ano, mesmo apenas em uma plataforma, com números especialmente altos nos Estados Unidos.
Ao todo e levando em conta as três plataformas, foram mais de 4,5 milhões de unidades vendidas. Nos anos seguintes, o jogo foi disponibilizado como parte da coletânea Call of Duty Classic em plataformas mais modernas.
Presente e futuro da franquia
No mesmo ano de 2003, a Activision Blizzard adquiriu a Infinity Ward após já ser uma investidora inicial na empresa e perceber o potencial da série. Ela é uma subsidiária da gigante até hoje, em uma fusão com o estúdio Neversoft.
No ano seguinte, ele ganhou uma versão para consoles (PS3 e Xbox 360) e também o seu primeiro pacote de expansão, Call of Duty: United Offensive. A partir desse ponto, a franquia foi recebendo novos títulos em um ritmo quase anual, passando tanto para combates futuristas quanto revisitando outras guerras do passado.
Recentemente, Call of Duty foi também motivo de polêmicas corporativas: a mudança de casa da franquia com a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft preocupou a Sony, que fatura bastante com a venda dos jogos da franquia. Após discussões entre as marcas, é provável que os títulos não se tornem exclusivos de PC e Xbox, ao menos em curto prazo.
O próximo jogo da série é o aguardado Call of Duty: Modern Warfare III, com lançamento agendado para o dia 10 de novembro de 2023.
Fonte: Activision Blizzard
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.