Jak II ganha port nativo para o PC feito na plataforma OpenGOAL – Wg Android

Jak II ganha port nativo para o PC feito na plataforma OpenGOAL

Jak II ganha port nativo para o PC feito na plataforma OpenGOAL
Créditos: Divulgação/Naughty Dog

Um dos jogos mais famosos da Naughty Dog durante a era PlayStation 2, Jak II ganhou esta semana uma versão nativa para o PC. Criada de forma não oficial, ela é fruto dos esforços da comunidade que criou o OpenGOAL, que tenta reviver os métodos que o estúdio usava para desenvolver seus títulos no passado.

A tecnologia conhecida como Game Oriented Assembly Lisp (ou GOAL) foi desenvolvida por Andy Gavin e foi usada tanto em Jak and Daxter: The Precursor Legacy quanto em Jak II. Uma das vantagens da solução é que ela era compilada diretamente pelos códigos do PlayStation 2 e podia usar a memória limitada do console de maneira extremamente eficiente.

O projeto OpenGOAL foi iniciado em 2020 a partir da descompressão dos dois jogos, que tiveram seus assets recompilados nativamente. A intenção de seus criadores é recriar a maneira como a Naughty Dog trabalhava no passado, possibilitando inclusive o desenvolvimento de novos títulos baseados na mesma tecnologia.

Jak II ganhou várias vantagens no PC

Apesar de trazer visuais bastante semelhantes aos de sua versão original, a adaptação de Jak II trouxe algumas vantagens. Entre elas está a possibilidade de jogar em taxas de quadro por segundos maiores, algumas melhorias de qualidade de vida e o suporte a resoluções nativas mais modernas.

Jak II ganha port nativo para o PC feito na plataforma OpenGOAL
Foto: Divulgação/Naughty Dog

Além disso, os criadores do OpenGOAL adicionaram o suporte a fases customizadas, que ainda está em etapa inicial de testes. Para poder jogar o novo port, no entanto, será preciso ter acesso a uma cópia original do game e seguir as instruções disponibilizadas no site oficial do port — clique aqui para acessar.

A Naughty Dog foi a responsável pelo desenvolvimento da trilogia Jak e de Jak X: Combat Racing, que ganharam adaptações para o PlayStation 4 em 2017. Embora a série também tenha recebido os capítulos Daxter e The Lost Frontier, nenhum deles contou com o envolvimento da desenvolvedora original — que deixou a franquia de lado para começar a trabalhar em Uncharted.

Fonte: WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário