Xbox: estúdios poderão usar ferramentas de IA para criar NPCs e missões – Wg Android

Xbox: estúdios poderão usar ferramentas de IA para criar NPCs e missões

Xbox: estúdios poderão usar ferramentas de IA para criar NPCs e missões
Créditos: Divulgação/Microsoft

A Microsoft anunciou uma parceria com a empresa Inworld AI para criar ferramentas de inteligência artificial que serão oferecidas para estúdios no desenvolvimento de jogos.

A ideia é que empresas parceiras (não apenas as que fazem parte do Xbox Game Studios) tenham acesso ao longo dos próximos anos a plataformas que ajudem na criação de NPCs, diálogos, elementos narrativos e até missões paralelas de jogos de todos os gêneros e formatos a partir de IA.

Conteúdo em IA nos jogos de Xbox

De acordo com o chefe da divisão de IA em jogos do Xbox, Haiyan Zhang, a aliança combina a experiência da Inworld AI no assunto com a estrutura e soluções da Microsoft em computação na nuvem voltada para o setor e o conhecimento técnico da divisão de pesquisa e desenvolvimento, além da experiência da própria equipe do Xbox.

“No Xbox, acreditamos que, com ferramentas melhores, os criadores podem fazer jogos ainda mais extraordinários”, diz o executivo.

Segundo o site The Verge, a ideia da Microsoft é fornecer o pacote de ferramentas como uma espécie de “copiloto” do desenvolvedor — mais ou menos como ela já faz no Windows 11 e no Office 365 com o Copilot.

Em outras palavras, a plataforma vai ajudar estúdios a criar roteiros, diálogos e aparência de personagens, além de agir como um motor de IA que cria de forma dinâmica conteúdos em tempo real. A ferramenta generativa pode até responder o jogador de forma dinâmica, adaptada a um contexto e de forma mais natural.

“Nós queremos ajudar desenvolvedores para que seja mais fácil tirar as visões do papel, tentar coisas novas, ultrapassar as fronteiras de jogos atuais e experimentar para inovar em jogabilidade, conexão com o jogador e mais. Nós vamos colaborar e inovar com criadores de jogos dentro dos estúdios Xbox assim como empresas third-parties na medida em que criamos ferramentas que resolvam as necessidades e inspirem novas possibilidades para o futuro dos jogos”

Haiyan Zhang

Ainda assim, o papel do profissional humano deve continuar relevante e a própria Microsoft não vai forçar o uso da ferramenta por padrão, cabendo a cada estúdio escolher o quanto vai usar de IA generativa — ou se vai utilizar qualquer plataforma do tipo — ao longo do desenvolvimento de cada jogo.

IA na criação de games tem recepção mista

O uso de inteligência artificial em qualquer etapa do processo de criação de games é um tema que já é realidade na indústria, mas nem sempre bem recebido por profissionais de diversas áreas.

Por um lado, vários desenvolvedores veteranos já reconhecem que a IA será uma “parte inevitável da indústria” e que há pontos como a redução de custos que torna essa tecnologia atrativa, em especial para estúdios pequenos.

Por outro, a possível substituição de profissionais por plataformas digitais e a criação de conteúdos artificiais revolta classes inteiras do setor. O recente caso do jogo THE FINALS é exemplo disso, com o estúdio tendo que explicar o porquê de usar vozes geradas por IA após uma série de críticas.

O dublador de Snake em Metal Gear Solid, David Hayer, é outro crítico contra o uso de motores de linguagem para substituir conteúdos feitos por humanos. A falta de regulamentação atualmente na área é um dos pontos que pode ser debatido na possível greve de atores e atrizes do setor de games, que ainda pode acontecer este ano.

Fonte: The Verge

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário