Criador de Five Nights at Freddy’s se opõe à replicação de vozes de atores usando IA – Wg Android

Criador de Five Nights at Freddy’s se opõe à replicação de vozes de atores usando IA

Criador de Five Nights at Freddy’s se opõe à replicação de vozes de atores usando IA
Créditos: Divulgação/Scott Cawthon

Conhecido como o popular criador da franquia Five Nights at Freddy’s, Scott Cawthon tem se posicionado de forma contrária ao uso da inteligência artificial para replicar a voz dos atores que trabalharam na franquia. Ele tem sido ativo em pedir para que projetos de fãs sejam retirados do ar (ou modificados) caso usem a tecnologia para reproduzir as vozes presentes nos títulos da série.

Dizem que a imitação é a forma mais sincera de ser lisonjeiro, mas não considero que isso seja verdade quando as pessoas usam IA ou filtros de IA para duplicar a voz de outra pessoa sem o seu consentimento”, explicou Cawthon no Reddit. Ele reforçou que considera isso algo desrespeitoso e que não gostaria de ver soluções do tipo sendo usadas em games de fãs.

“Isso não vale somente para a minha voz, mas para a de qualquer ator de voz que eu usei no passado, como Kellen [Goff], Heather [Masters], Michella [Moss], Marta [Svetek], etc. Então para desenvolvedores de fangames por aí, por favor sejam respeitosos com os outros e só usem a IA dessa maneira com o consentimento de outros”, afirmou o criador de Five Nights at Freeddy’s.

Five Nights at Freddy’s faz sucesso além do cinema

As palavras do criador de Five Nights at Freddy’s têm peso graças à grande popularidade que a série conquistou nos últimos anos. Além de fazer sucesso no mundo dos games e ganhar adaptações literárias, a franquia também tem se destacado no cinema, onde teve a segunda maior estreia da história de uma adaptação de jogos.

Criador de Five Nights at Freddy’s se opõe à replicação de vozes de atores usando IA
Foto: Divulgação/Scott Cawthon

Embora seja visto como “inevitável” por alguns, o uso da inteligência artificial no mundo dos games segue em discussão — especialmente no campo da dublagem. Inclusive existe a possibilidade de que atores que trabalham com os principais estúdios do mercado sigam o caminho de Hollywood e façam uma grave para exigir limites mais claros na maneira como a tecnologia é usada.

Os profissionais representados pelo SAG-AFTRA conseguiram impedir que estúdios de Hollywood possam usar suas vozes e rostos de maneira indiscriminada e sem qualquer limitação — mas os termos do novo acordo só devem ser votado em dezembro. Segundo ele, os rostos, vozes ou qualquer elemento único de um ator só poderão ser usados com consentimento e a devida remuneração.

Fonte: Dual Shockers

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário