Programada para chegar às lojas no dia 28 de fevereiro, a versão atualizada de Star Wars: Dark Forces se provou um grande desafio para a NightDive Studios. Segundo a desenvolvedora, isso aconteceu porque o jogo era tão avançado para os anos 1990 que trazia inclusive um sistema de multi-threading — algo que só iria se popularizar anos depois.
“Dark Forces tem sido muito difícil de mudar, do ponto de vista técnico, porque é muito superprojetado”, explicou Max Wayne, líder do projeto. “Havia muitos pequenos detalhes em como a LucasArts fazia as coisas na época que tornaram as coisas particularmente difíceis”, complementou.
Wayne afirma que a NigthDive Studios teve que usar técnicas modernas bastante sofisticadas para conseguir recriar a maneira como Star Wars: Dark Forces trabalha. A intenção era usar a mesma ideia básica de multi-threading do passado, ao mesmo tempo em que era trazidos incrementos como maiores resoluções nativas, modelos mais detalhados e um desempenho aprimorado.
Remaster de Star Wars: Dark Forces é baseado no código-fonte
O diretor de projeto encarregado de Star Wars: Dark Forces explica que um dos elementos que facilitou a criação da remasterização é o acesso aos códigos-fontes da versão original. No entanto, ele destaca que ainda houve vários desafios. “Tivemos que modernizar todos esses conceitos que funcionavam para programar no DOS para seu 486 ou Pentium, mas não vão bem em seu processador moderno de 16 núcleos com gigahertz infinito”.
A NightDive também teve trabalho para adaptar o sistema de controles e os menus do jogo original, visto que ele tinha sido criado especificamente para o PC. Segundo Wayne, o objetivo final era manter a fidelidade à apresentação original, ao mesmo tempo em que a empresa se assegurava que tudo funcionaria bem em um controle.
Assim como outros trabalhos do estúdio, Dark Forces foi adaptado para a engine KEX, que permitirá que ele trabalhe bem em diferentes plataformas. Enquanto os elementos do jogo original não devem ser alterados, a desenvolvedora promete resoluções nativas de até 4K, suporte para 120 FPS e correções de vários bugs do passado.
Fonte: PC Gamer
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.