De acordo com uma pesquisa da Ultra, um gaming hub de PC, 64% dos jogos digitais no PC são adquiridos com desconto ou gratuitamente. Segundo os resultados do relatório ‘The Ultra PC Gamer Study’, PC gamers acreditam que o preço cheio dos títulos é muito alto.
Além disso, gamers ficam de olho em reviews antes de comprar o jogo e 87% dos entrevistados destacou a importância dos descontos. No geral, 32% relatou comprar apenas jogos com desconto e mais 32% relatou realizar a aquisição de jogos gratuitos. Também é interessante ressaltar que 75% dos participantes destacaram o preço de títulos AAA como caros.
De acordo com dados do relatório, a pesquisa coletou dados de 2 mil PC Gamers nos Estados Unidos e Reino Unido. Dentre eles, 94% destacou como reviews de um jogo afetam a decisão na hora de comprar um jogo no preço cheio ou com desconto.
PC Gamers têm dificuldade em encontrar novos títulos
Dentre os 2 mil entrevistados, 75% compra jogos indie no computador. As principais razões são: menor preço, criatividade dos jogos e o desejo em apoiar desenvolvedores pequenos. Porém, mesmo com o suporte aos jogos indie, 36% dos entrevistados citou dificuldade em descobrir novos games de PC.
Entre as principais plataformas para descobrir novos jogos, os gamers citaram o YouTube (38%) como uma ferramenta importante na hora de descobrir títulos. Do mesmo modo, confiar nas reviews é um dos principais fatores que levam os jogadores a ‘apertar o gatilho’ na hora da compra.
Segundo Nicolas Gilot, co-CEO na Ultra, o mercado de jogos no PC é moldado conforme o potencial aquisitivo dos jogadores. “Com os jogadores tendo de fazer compras cuidadosas no período de férias. Esse [relatório] oferece informações valiosas para desenvolvedores, publishers e plataformas“. De acordo com Gilot, o segmento de PC pode evoluir ainda mais, ao oferecer aos gamers mais opções de compras.
Pelos resultados do relatório, o principal fator na hora da aquisição de jogos é o preço. Do mesmo modo, 68% dos usuários afirmou comprar conteúdo in-game como skins e Passes de Batalha. De acordo com os pesquisadores, esse dado reforça a transição de um modelo de negócio e na força de jogos GaaS de sucesso em gerar receita à longo prazo.
A Ultra informou que vai divulgar um relatório ainda mais completo em janeiro de 2024, com maiores informações sobre o segmento. Até lá, mesmo os dados iniciais já mostram um pouco do comportamento do PC Gamer.
Fonte: Ultra
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.