O torneio Iron Fist está voltando no PS5 e, para preparar minha mente, corpo e alma, eu passei algumas horas treinando com a versão mais recente de Tekken 8. E depois de trocar golpes com alguns dos melhores do mundo em uma variedade de novos modos, mal posso esperar para conquistar meu lugar na elite quando o jogo for lançado em 26 de janeiro.
Se você também está na expectativa, tenho boas notícias. Uma demo será lançada para PS5 em 14 de dezembro, antes de qualquer outra plataforma.
Uma aventura completamente nova
Queria muito ver o que o novo modo Arcade Quest tinha a oferecer e, para minha surpresa, pareceu mais uma campanha completa do que um simples modo bônus. A premissa era bastante simples. Criar uma versão divertida de si mesmo e jogar em arcades digitais para se tornar o melhor jogador do mundo. Mas a execução é excepcional.
Você tem uma equipe com quem pode praticar e competir. Eles torcem por você durante as partidas quando você realiza feitos impressionantes e dão bons conselhos sobre como melhorar como jogador, passando de uma distração divertida da história para uma jornada de autoaperfeiçoamento para chegar ao topo com os amigos, tanto digitais quanto reais. Foi surreal ter meu parceiro digital me dando dicas de como conseguir aprovação com base na partida que ele estava acompanhando.
“Temos essas histórias incríveis criadas pelos próprios jogadores”, disse o produtor Michael Murray, “e eu pensei que [Arcade Quest] seria uma boa ponte para as pessoas entenderem a cultura dos arcades e o que torna o jogo tão divertido.”
À medida que fica conhecido como competidor no seu arcade local, você vai avançando para novas cidades para enfrentar os jogadores locais e aumentar a notoriedade da sua equipe e sua reputação pessoal. Foi uma ótima inclusão que realmente faz sentido, mesmo sem o destino do mundo em jogo.
“Esse gênero nasceu nos arcades. E os arcades basicamente desapareceram no Ocidente, e até no Japão mais recentemente”, disse o diretor de jogo Kohei Ikeda, “mas o melhor dessa época era que você aparecia no arcade e seus amigos estavam lá, ou você fazia novos amigos, todos compartilhavam essa paixão pelo jogo e você podia aprender coisas novas enquanto estava lá. Era uma ótima experiência. Então quem vivenciou essa cultura pode relembrar os velhos tempos. Lembrar como era incrível. Já os jogadores mais novos, que talvez só tenham ouvido falar, podem ter um gostinho de como era.”
PlayStation x Tekken
Entrando na minha sessão de jogo, eu já sabia que Tekken era um jogo bonito, mas ver e sentir na prática melhorou muito minha experiência. Não era só a impressionante fidelidade visual, mas toda a atenção aos detalhes. A maneira como a fase desaba sempre foi impressionante, mas foi incrível ver os cabelos e as roupas dos personagens soprados pelo vento, molhados pela chuva e até mesmo a luz refletida neles, tudo em tempo real.
“Um dos nossos pilares era alcançar um alto nível de qualidade gráfica no jogo”, disse Ikeda-san. “A responsividade é muito importante. E os tempos de carregamento muito curtos que temos com a geração de hardware do PS5 servem muito bem ao jogo e tornam a experiência ainda melhor.”
A resposta tátil do controle sem fio DualSense também foi um destaque, respondendo aos impactos no meu personagem. Digamos que realmente dá para sentir a pressão do adversário. Mesmo fora do combate, temos a resposta tátil à ação nas cenas, então foi raro ter um momento em que eu quisesse largar o controle.
“Sentir a destruição do ambiente, o poder dos ataques dos personagens, a vibração do controle realmente ajustada… Isso acrescenta muito à experiência do jogador”, disse Ikeda-san.
A resposta tátil melhora até o novo Heat System, que coloca o lutador em um estado agressivo em que o jogo faz com que você se sinta uma força imparável. O DualSense respondeu com vibrações mais intensas do que nos ataques simples e, à medida que eu avançava contra meu adversário, sentia que seria um milagre se alguém ficasse de pé depois de eu acertar meus ataques. Eu nunca fui de fazer combos mirabolantes nos adversários, mas com o novo Heat System, parece que o jogo me desafia a derrotar os adversários da maneira mais espetacular possível.
“Tanto para o Tekken quanto para jogos de luta em geral, percebo que as pessoas se dividem entre usar um controle clássico de arcade ou um controle moderno”, disse Murray. “Mas parece que muitas pessoas realmente preferem o controle do PS5. Funciona muito bem com o jogo.”
Hora do bate-bola
Depois de mais de uma década, temos o retorno de Tekken Ball, modo de jogo em que você derrota jogadores com uma infinidade de objetos redondos e só sofre dano se não conseguir bloquear a esfera que se aproxima. E só ficou melhor com as opções de personalização de personagem ainda mais detalhadas de Tekken 8. Foi muito divertido fazer a versão mais maluca dos meus lutadores favoritos e ir para a praia.
Outra melhoria de um recurso do passado são as Super Ghost Battles, em que a IA aprende seu comportamento em tempo real e começa a jogar mais como você. A IA refletia perfeitamente minhas ações, fazendo meus combos favoritos, e eu precisava aprender como bloquear e escapar dos meus próprios movimentos. Isso me fez saber como é possível escapar, contra-atacar e até aperfeiçoar movimentos que eu normalmente faço.
Queria poder ter jogado mais para ver quais outras surpresas me aguardavam, mas aproveitei bem o tempo refinando meu soco.
Tekken 8 será lançado mundialmente em 26 de janeiro de 2024 para PS5, com a demo chegando em 14 de dezembro de 2023.