O PlayStation 5 já passou da marca de 50 milhões de unidades vendidas em seus três primeiros anos de vida. Em novembro, o console ganhou uma versão “slim” e, segundo analistas, a Sony deve ter dificuldade em cobrir os gastos com a fabricação, e vendas devem ser abaixo do esperado.
Segundo o Games Industry Japan, a japonesa Toyo Securities, empresa que oferece serviços financeiros no país, em um seminário no dia 27 de dezembro, onde discutiram as vendas do PS5, relatou que a versão slim não venderá conforme a Sony espera em 2024, embora já o considerem um sucesso.
A estimativa da Sony é que a nova versão de seu atual console venda de 25 milhões de unidades neste ano, mas de acordo com a empresa que acompanha os diferentes mercados no Japão, as vendas não devem passar da casa dos 18 milhões.
Por conta disso, o PS5 não deve superar o PlayStation 4 em vendas dentro do período em questão, ou seja, os primeiros quatro anos de ambos os consoles.
Custos de produção do PS5 são altos
Existe ainda uma outra dificuldade para a Sony, que é o investimento na fabricação de dezenas de milhões de PS5, que não deve ser coberto tão logo. Segundo o Games Industry Japan, mesmo com ports de seus jogos para PC, a Sony não deve conseguir cobrir os gastos de fabricação de 100 milhões de unidades.
A Toyo Securities acredita ainda que isso impactará na próxima geração de consoles, levando a Sony até mesmo a buscar melhorias de performance menores do que previamente planejado, já que isso leva a gastos maiores e custo de produção elevado em geral.
Se essas previsões se concretizarão, teremos que esperar para ver, mas é inegável o fato de que a produção, seja de hardware ou desenvolvimento de games, tem se elevado cada vez mais.
Em jogos, por exemplo, a situação é ainda mais complicada, especialmente para o lado da Sony. O recente vazamento de dados da Insomniac Games revela que a empresa tem investido centenas de milhões de dólares nos jogos mais recentes para o PlayStation 5.
Junto com a produção do próprio PS5, estamos falando de números que realmente exigem um grande volume de venda para cobrir esses os gastos.
Via: WCCFtech
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.