O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, está investindo bastante nas inteligências artificiais e acredita que logo elas dominarão diversos aspectos de nosso cotidiano. Ele já não recomenda mais que crianças aprendam programação, acabou de anunciar o Latte3D – que transforma textos em imagens 3D e tem uma visão única sobre o mercado gaming.
Para Huang, em menos de dez anos já teremos jogos sendo gerados totalmente pela inteligência artificial. Em uma sessão de perguntas e respostas, o site Tom’s Hardware questionou o quanto estamos próximos de ver cada pixel sendo gerado em tempo real e ele disse que não deve demorar uma década para chegarmos neste patamar.
Eu acredito que estamos a menos de dez anos de distância. Em cinco anos, a partir de agora, você provavelmente estará no meio onde tudo estará mudando em tempo real e todos dirão ‘olha, veja isso, realmente está acontecendo’. E aí você só precisará fazer as contas, já estamos há dois anos nisso, dentro destes dez anos? Provavelmente, nós provavelmente já estamos no segundo ano disto. E aí eu lhe diria que seria algo entre os próximos cinco e dez anos, em algum lugar no meio. Acredito que seja o caso.
Jensen Huang
Ou seja, se o CEO da NVIDIA estiver correto em sua previsão, entre 2029 e 2034 já devemos ver jogos sendo criados totalmente pelas inteligências artificiais. E, provavelmente, a fabricante terá um grande papel em garantir que alcançaremos este nível no futuro.
Já não estamos muito distantes disto, em conceito. Recursos sendo gerados pelas IAs passarão a ser cada vez menos incomuns – como a geração de assets e os NPCs criados pela inteligência artificial. Ferramentas como a NVIDIA ACE e o NEO NPCs da Ubisoft já são uma realidade e é uma questão de tempo até serem aplicados nos games.
Análise do CEO da NVIDIA desconsidera indústria
Mesmo que Jensen Huang, na posição de CEO da NVIDIA, queira que as inteligências artificiais integrem cada aspecto de nossas vidas nos próximos anos, sua declaração desconsidera por completo os rumos que a indústria gaming tomará.
Para isto funcionar nos consoles de mesa, por exemplo, teria de ser produzido um hardware que permita o salto. Se já existirem projetos para um PlayStation 6, o próximo Xbox e um Nintendo Switch 2, é capaz deste suporte chegar apenas em gerações futuras. Nos computadores a possibilidade é maior, mas a indústria visa o “todo”.
Se é entusiasmo ou um objetivo pessoal do CEO da NVIDIA para o futuro da indústria gaming, é algo que veremos crescer e tomar uma forma mais concreta apenas nos próximos anos. O que você acha de games sendo totalmente criados por IAs? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Fonte: PCGamer
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.