A situação atual da indústria de games tem levado a alguns questionamentos sobre os modelos atuais. Para o CEO da Saber, a forma como se faz jogos AAA irá mudar. Além disso, por conta das inúmeras demissões, ele acredita que começaremos a ver menos jogos desse escopo a partir do fim deste ano.
“O motivo que jogos AAA são tão caros, é porque todo mundo insiste em fazer jogos AAA nos territórios mais caros do mundo”, explica Matthew Karch. “Se você é a Activision e está fazendo bilhões de dólares, você não se importa de ter gasto só US$ 250 milhões fazendo um jogo, certo?”.
Porém ele enfatiza que ainda existem diversos jogos com orçamento alto que falharam, alguns até prejudicaram os estúdios, como foram os casos de The Callisto Protocol e Immortals of Aveum. Por isso, o executivo acredita que o modelo de títulos AAA mudará.
A Saber trabalhou em Halo Master Chief Collection e Halo: Combat Evolved Anniversary, e Karch afirma que o orçamento que eles tiveram para trabalhar nessas edições foi muito menor em relação a Halo Infinite, por exemplo, embora acredite que ambos tenham sido bem-sucedidos igualmente.
“Posso dizer com 100% de certeza que nosso orçamento para o Master Chief Collection era certamente uns 8% de Halo Infinite, mas provavelmente uns 7%. Eu imaginaria que eles foram igualmente bem-sucedido”, conta.
Frequência de lançamentos AAA deve ser menor
O CEO da Saber também falou sobre a possível escassez de jogos AAA ainda neste ano, e que os jogadores têm olhado para títulos menores e mais baratos como Palworld e Helldivers 2, sucessos recentes.
“Jogos estão sendo cortados rapidamente, então chegaremos em uma situação, e eu acho que já começa nesse Natal, onde você começará a ver uma escassez real de jogos”, disse Matthew Karch.
Para o CEO da Saber, a expectativa dos jogadores, que antes era em relação aos grandes títulos, agora está voltada para jogos menores, especialmente aqueles criativos que atraem muitos jogadores, mesmo com o escopo menor.
“Cinco anos atrás, tudo o que você ouvia era sobre o próximo Assassin’s Creed ou o próximo Call of Duty, Far Cry, Battlefield, ou o que seja. Toda a indústria esperava ansiosamente para o lançamento desses jogos, esses eram os gigantes”.
“Mas agora, você vê coisas como Palworld, Helldivers e Valheim chegando e dominando. As pessoas estão percebendo que existe uma oportunidade de fazer ótimo entretenimento por um preço que não vai acabar com a conta bancária de alguém”, adiciona.
Essa não é a primeira crítica ao modelo de jogos AAA de grande orçamento e certamente não será a última. E o que você acha? Concorda com o CEO da Saber? Comenta aí.
Fonte: Games Industry
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.