Need for Speed comemora 25 anos desde seu primeiro lançamento, em 199
. Desde então, tem recebido consistentemente jogos em várias plataformas, incluindo um filme de Hollywood lançado nos cinemas de todo o mundo. Apesar do sucesso da Electronic Arts, sua desenvolvedora, a popular franquia de jogos de corrida nem sempre segue a mesma fórmula. Relembre os principais títulos e observe a evolução gráfica de cada um deles.
Originalmente lançado em 199
para um videogame chamado 3DO, Need for Speed primeiro se juntou ao grupo de jogos de corrida 3D e rapidamente se tornou famoso por sua jogabilidade, seguindo Foi lançado no Saturn, PC e Playstation, onde continuará sendo desenvolvido. . até hoje.
O terceiro game da franquia foi lançando em 1998 para PC e Playstation. Aqui, vemos todo poder dos 32 bits sendo aproveitados no gráfico e na mecânica do jogo. Nesse título é possível ver os carros e as pistas mais nítidas, inclusive os detalhes do cenário, dando destaque também para novas modalidades de corrida, como rachas com a polícia.
O predecessor de NFS: Hot Pursuit chegou ao Playstation 2, Game Cube, Xbox e PC em 2002 com um gráfico bem definido, digno dos videogames da nova geração. Sua jogabilidade, porém, ficou semelhante à dos títulos passados, o que levou a EA a pensar em uma nova dinâmica para o próximo jogo da franquia.Inspirado no filme Velozes e Furiosos, esse talvez tenha sido o título mais popular da franquia. NFS: Underground foi lançado em 2003 para diferentes plataformas com uma nova proposta de jogo. Agora, carros de luxo e pistas tradicionais deram lugar a carros tuning e corridas noturnas em ambientes urbanos. Jogando em um mundo aberto, você pode dirigir na cidade, superar obstáculos, escolher entre uma variedade de pistas e personalizar seu veículo ao seu gosto.
Se fugir da polícia era uma opção nos jogos anteriores, em Most Wanted era uma escolha obrigatória. No entanto, o jogo de 2005 mantém a proposta NFS: Underground, com níveis de perseguição envolvendo blocos de carros de polícia a helicópteros. Aqui, vemos novamente motor gráfico da segunda geração de videogames trabalhando duro, seja no cenário ou na jogabilidade.
Já na terceira geração de videogames, esse título de 2009 trouxe, além de gráficos melhorados, uma nova dinâmica de jogo baseada na simulação de direção. Com uma jogabilidade nova, era preciso considerar diversos fatores do veículo e da pista para se dar bem no jogo.
Como tudo que é bom merece continuação, esse jogo foi lançado em 2010 para ser um misto de releitura e continuação dos clássicos Hot Pursuit originais do começo da série. Com estilo de jogo diferente dos últimos títulos, as corridas ganharam um tom de perseguição, sendo possível assumir o papel do perseguido ou de um policial em rachas incríveis nos gráficos da terceira geração de consoles.
O 18º título da franquia foi lançado em 2011 e agradou muito os jogadores por utilizar locações reais em cidades como São Francisco, Nova York e Las Vegas. Utilizando todo potencial do motor gráfico da terceira geração, o jogo teve um ar cinematográfico do começo ao fim, com uma trama bem trabalhada entre os personagens e jogabilidade desafiadora em mais de 300 quilômetros de pista disponível.
Ap
esar de figurar entre os videogames de última geração, esse título de 2013 foi projetado para encerrar o ciclo entre da terceira geração dos jogos da série. Com gráficos bem trabalhados e sistema de direção eficiente, Rivals segue o estilo de jogo de Hot Pursuit, com desafios entre piloto e policial, incluindo novos modos de jogo single player ou multiplayer.
Disponível para Playstation
, Xbox One e PC, esse título de 2015 é uma espécie de reboot reunindo o melhor dos maiores sucessos da franquia, porém, com gráficos de última geração. A jogabilidade do jogo não é linear, permitindo que o jogo progrida à vontade em um mundo totalmente aberto. Todos os controles e cenários foram redefinidos para que você tenha a melhor experiência de direção entre os mais de 50 veículos disponíveis.
O mais novo título lançado até hoje continua a se basear na nova identidade que a EA construiu nos últimos anos para a próxima franquia. Apresentando uma mistura de cinema e corridas de mundo aberto, NFS: Payback (2017) aposta em um sistema de jogo cooperativo que explora as características de cada personagem do jogo. Ele ainda não usou todo o potencial da última geração de consoles, mas dá um gostinho do próximo jogo da série que será lançado ainda este ano.