Inteligência artificial vai ser parte inevitável da indústria, afirmam devs veteranos – Wg Android

Inteligência artificial vai ser parte inevitável da indústria, afirmam devs veteranos

Inteligência artificial vai ser parte inevitável da indústria, afirmam devs veteranos
Créditos: Divulgação/Haven Studios

Apesar de técnicas modernas de inteligência artificial ainda acompanharem muitas críticas e dúvidas, alguns desenvolvedores veteranos reconhecem que é inevitável que ela vai se tornar parte integral da indústria de games. Essa é a opinião compartilhada por Jade Raymond, ex-produtora de Assassin’s Creed e Ralph Koster, que trabalhou como codiretor do MMO Everquest 2.

Segundo eles, grandes empresas vão adotar técnicas como IA generativa para reduzir custos, mesmo que isso possa incomodar desenvolvedores ou a opinião pública. Para Raymond, isso pode ajudar a reverter um pouco a tendência do crescimento de estúdios, que “passaram de 50 pessoas trabalhando dois anos para algo que agora envolve centenas de pessoas e mais de 10 anos”.

Atualmente parte do estúdio Haven, a produtora afirma que sua equipe já está usando tecnologia generativas e de aprendizado de máquina na fase de pesquisa e desenvolvimento de seu projeto Fairgames. Ela afirma acreditar que as ferramentas certas vão ajudar a ampliar a criatividade de desenvolvedores e jogadores, acelerando e tornando mais barata a produção de games.

Inteligência artificial pode ajudar a enxugar orçamentos

Segundo Koster, um dos motivos que tornam a inteligência artificial algo inevitável é o fato de que ela vai ajudar a lidar com a explosão dos orçamentos de jogos testemunhada em anos recentes. “Os desenvolvedores odeiam isso, muitos jogadores não gostam, há uma corrente geral contrária, mas o dinheiro ainda vai levar todo mundo a fazer isso, porque de outra forma as curvas de custos não são sustentáveis”, explicou.

Inteligência artificial vai ser parte inevitável da indústria, afirmam devs veteranos
Foto: Divulgação/Haven Studios

Ele explica que, ao menos a princípio, a tecnologia não deve ter impactos narrativos porque ela “é péssima contando histórias”. Ao mesmo tempo, Raymond afirma acreditar que haverá espaço para o desenvolvimento de novas experiências, especialmente para uma geração que joga há décadas e está envelhecendo.

Eu acredito que isso vai abrir o mercado para um novo tipo de jogo massivo adaptado às necessidades de jogadores aposentados”, afirmou. Entre as possibilidades listadas por ela estão jogos multiplayer que abrangem várias faixas etárias, ferramentas que ajudam a aprender hobbies como jardinagem e outras soluções que atendam a um público no qual a indústria não se concentra atualmente.

Fonte: Games Industry

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário